Barquinhos de arroz com frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

Quantas receitas podem ser feitas com uma base de massa quebrada? Com sua fragrância e doçura, é perfeita para preparar as mais clássicas tortas ou os biscoitos mais saborosos. Mas com alguns pequenos ajustes, você pode preparar deliciosas sobremesas, sem lactose e sem glúten, mais leves mas não menos convidativas. Um exemplo? Os barquinhos de arroz com frutas vermelhas! Em vez de manteiga, para a massa quebrada usamos óleo de sementes e farinha de arroz, obtendo uma casca igualmente crocante. Dentro, você encontrará um creme de confeiteiro feito com farinha e leite de arroz, com a consistência perfeita! Delicados e fragrantes, os barquinhos de arroz com frutas vermelhas vão surpreender a todos, também graças à sua forma original! Para decorar, decidimos apostar nas cores vibrantes e frescura que evocam esta estação, usando frutas vermelhas, mas você pode se soltar e personalizá-las de acordo com o seu gosto: não só frutas, mas também avelã ou chocolate. De qualquer forma, levarão sabor e alegria à sua mesa. E você, como decide decorá-los?

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa para 12 barquinhos
Farinha de arroz 300 g
Açúcar 100 g
Óleo de sementes 80 g
Ovos 2
Sal fino 1 pitada
Casca de limão 1 - (não tratada)
para o creme de confeiteiro
Leite de arroz 500 ml
Gemas 6
Açúcar 120 g
Farinha de arroz 80 g
Fava de baunilha 1
Ágar ágar 3 g
para pincelar
Óleo de sementes quanto baste
para decorar
Morangos 100 g
Mirtilos 30 g
Groselha 30 g
Hortelã quanto baste
geleia de morango quanto baste - (para polir)

Preparo

Para preparar os barquinhos de arroz com frutas vermelhas, primeiro prepare a massa quebrada, então misture a farinha de arroz com o açúcar 1. Depois, adicione os ovos 2, uma pitada de sal, a casca ralada de um limão não tratado e finalmente o óleo de sementes 3.

Misture tudo rapidamente com as mãos até obter uma massa compacta e bastante elástica 4. Forme com a massa obtida um bloco, envolva-o com filme plástico 5 e coloque-o na geladeira para descansar por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro: separe as claras das gemas e coloque as gemas em uma tigela grande 6.

Adicione também o açúcar e as sementes de uma fava de baunilha na tigela. Bata energicamente todos os ingredientes com um batedor 7 até obter um creme homogêneo. Em seguida, aqueça o leite de arroz em uma panela no fogo 8 e, uma vez aquecido, incorpore-o aos poucos na mistura de ovos 9.

Depois de misturar bem a mistura 10, volte-a ao fogo 11 e adicione o agar agar e a farinha de arroz 12.

Misture bem com uma espátula 13 e deixe o composto engrossar 14. Em seguida, transfira o creme para uma tigela 15

e deixe esfriar com um filme plástico em contato 16. Enquanto isso, prepare os barquinhos, untando as forminhas com óleo de sementes, ajudando-se com um pincel 17. Agora prossiga com a distribuição da massa quebrada dentro das formas, modelando-a com os dedos 18.

Agora você deve proceder com a cocção às cegas da massa quebrada: pegue discos de papel manteiga, corte-os para o tamanho das forminhas e posicione-os sobre a massa 19, depois adicione esferas de cerâmica ou feijões secos 20. Dessa forma, a massa quebrada cozinhará sem inchar. Asse as tortinhas por cerca de 20 minutos a 180°C em forno estático pré-aquecido (alternativamente, você pode assar em forno ventilado a 160°C por 10 minutos). Uma vez assadas, retire-as do forno e remova as esferas de cerâmica, depois o papel manteiga e asse novamente por cerca de dois minutos para dourar o fundo dos barquinhos. Espere alguns minutos para deixá-los esfriar antes de desenformar. Neste ponto, transfira o creme de arroz já frio para um saco de confeitar com bico de estrela 21,

então decore as tortinhas com picos de creme 22 e frutas vermelhas depois de lavadas e secas 23. Para um toque brilhante e para evitar que os morangos oxidam, coloque geleia de morango em uma panela e peneire 24,

depois aqueça levemente 25 e pincele bem os morangos 26. Complete com folhas de hortelã fresca e sirva seus barquinhos de arroz com frutas vermelhas 27.

Conservação

Você pode conservar as tortinhas de frutas vermelhas na geladeira por 1 ou 2 dias, cobertas com filme plástico.

Se sobrar creme de confeiteiro de arroz, conserve-o na geladeira coberto com filme plástico em contato por no máximo 12 horas.

Recomenda-se não congelar os barquinhos de arroz com frutas vermelhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.