Barras de lanche de frutas e cereais

/5

APRESENTAÇÃO

Se para as crianças dos anos '50 e '60 o lanche para a escola era pão com geleia ou com manteiga e açúcar, nas mochilas de quem cresceu a partir dos anos '80 havia principalmente lanches embalados daqueles anunciados na hora dos desenhos animados. Os alunos de hoje são mais sortudos que nós: com uma nova sensibilidade alimentar, muitos pais e mães se dedicam a preparar lanches caseiros que seus pequenos podem levar para a escola! Hoje propomos uma receita saudável, energética e deliciosa pensada especialmente para o lanche de crianças e adolescentes: barras de cereais e frutas, crocantes snacks de aveia, pistaches e cranberries, tornados ainda mais saborosos por uma rica cobertura de chocolate branco. E se a idade escolar já passou há muito tempo? Não desanime: o lanche não tem idade, nem mesmo o recreio!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 15 barras
Aveia 250 g
pistachios 30 g - descascados
Oxicoco 25 g - (cranberries desidratados)
Mel 150 g
Chocolate Branco 250 g
Óleo de gergelim 8 g

Preparação

Para preparar as barras de cereais e frutas, comece picando grosseiramente os pistaches 1. Depois, coloque uma panelinha com o mel no fogo baixo 2 e quando começar a ferver, adicione a aveia 3

Os pistaches picados 4 e os cranberries desidratados 5. Misture 6 e amasse a mistura com uma colher de pau, em fogo baixo, por 2-3 minutos.

Prepare uma tigelinha com óleo de gergelim, um pincel e corte duas folhas de papel manteiga. Coloque uma das folhas na assadeira, em seguida pincele com o óleo de gergelim 7. Pincele também a outra folha, em um só lado 8. Despeje a mistura de cereais e frutas na assadeira forrada com papel manteiga 9

E cubra com a outra folha, mantendo o lado pincelado com óleo em contato com a massa 10. Achate a mistura, primeiro com as mãos 11, depois com o rolo de massa 12, até atingir uma espessura de cerca de 1 cm.

Com a ajuda de uma espátula, regularize as bordas da massa 13, tentando dar uma forma quadrada ou retangular que facilitará o corte das barras. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 130°, e cozinhe por cerca de 35 minutos 14. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos, depois transfira o bloco para uma tábua de cortar e unte uma faca com o restante do óleo de gergelim 15.

Com a faca, corte suas barras no tamanho que preferir 16. Nós, de um bloco de cerca de 30x20 cm, obtivemos 15 barras. Uma vez cortadas as barras, deixe-as esfriar. Enquanto isso, quebre o chocolate branco e coloque-o em uma panela para banho-maria 17. Derreta mexendo frequentemente 18, garantindo que não ultrapasse a temperatura indicativa de 45°.

Transfira o chocolate derretido para uma travessa baixa e larga, deixe esfriar e quando atingir cerca de 28° de temperatura, mergulhe cuidadosamente um lado das barras já frias 19. Transfira as barras para um tapete de silicone, com o lado mergulhado voltado para baixo 20 e deixe esfriar em um local fresco, ou na geladeira se a temperatura ambiente não for suficientemente baixa. Quando o chocolate estiver completamente solidificado, você poderá desfrutar suas barras de lanche de frutas e cereais, ou embrulhá-las em papel manteiga para armazená-las até o uso 21.

Conservação

As barras de cereais e frutas se conservam em um local fresco e seco, embrulhadas uma a uma em papel manteiga e colocadas dentro de uma caixa de lata bem fechada, por até 7 dias.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.