Batatas fritas à belga

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 855
- Carboidratos g 37.7
- dos quais açúcares g 0.8
- Proteína g 4.6
- Gorduras g 76.1
- das quais gorduras saturadas g 32.17
- Fibra g 3.3
- Colesterol mg 71
- Sódio mg 1486
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Muito baixo
APRESENTAÇÃO
"Pommes frites" para os franceses, "French fries" as chamam os ingleses e americanos para distingui-las das "Chips" que são rigorosamente redondas.
Talvez poucos saibam que também a Bélgica reivindica a paternidade da receita das batatas fritas. Parece que remonta ao final do século XVIII, quando os valões da província de Namur, não podendo pescar no rio Mosa congelado no inverno, substituíam os peixinhos por batatas cortadas em forma de peixe. O fato é que na Bélgica as batatas fritas são uma instituição, preparadas tanto em casa quanto como comida de rua nas fritadeiras, onde cozinhá-las é uma verdadeira arte para obter a perfeita consistência: crocantes por fora e macias por dentro. O procedimento consiste em uma dupla fritura, geralmente na banha levada a duas temperaturas diferentes. No entanto, você poderá obter fragrantes batatas fritas belgas também usando óleo vegetal, de preferência de amendoim! Se você está entre aqueles que não podem deixar de saborear uma cerveja entre uma batata frita e outra, recomendamos que experimente nossa receita de batatas à cerveja... o resultado é garantido!
Preparo

Para preparar as batatas fritas belgas, lave bem as batatas sob água corrente fria para eliminar quaisquer resíduos de terra. Depois, seque-as perfeitamente com um pano de cozinha 1. Em seguida, descasque-as 2 e corte-as 3 em forma de retângulos regulares, tentando modelar para que depois se obtenham palitos do mesmo tamanho.

Corte vários palitos de 8 mm de espessura por cerca de 8 cm de comprimento 4 e mergulhe-os em uma tigela com água fria, deixando de molho por pelo menos 30 minutos 5 para que as batatas percam o amido. Enquanto isso, em uma panela de bordas bem altas, coloque a banha 6

deixe-a derreter em fogo baixo mexendo 7, então posicione o termômetro para alimentos dentro da panela para controlar a temperatura: a banha não deve ultrapassar 160°. Em seguida, seque bem as batatas 8 e, uma vez secas, mergulhe poucas de cada vez na banha a 160° (a temperatura não deve baixar) 9.

Frite por alguns minutos, até que as batatas subam à superfície 10, depois escorra-as sobre uma travessa forrada com papel absorvente 11; leve a banha quente a 180°, depois proceda à segunda fritura por alguns minutos. Em seguida, escorra as batatas fritas e coloque-as sobre uma travessa forrada com papel absorvente, então salgue-as 12 e sirva-as bem quentes, sozinhas ou acompanhadas dos molhos que preferir!