Massa com camarões grandes
- Médio
- 1 h 10 min
Na receita que propomos hoje, polvo e camarões se juntam para criar um prato principal requintado, que encapsula todos os sabores do mar. As bavette com polvo e camarões são perfeitas para servir em um almoço em família ou em um jantar informal. Este formato de massa torna-se extremamente saboroso, graças ao método de cozimento 'risottata'... cozinhando diretamente dentro do fumet de crustáceos, as bavette absorvem todos os aromas, uma técnica que também utilizamos na receita de Massa com camarões grandes. A maciez do polvo é o ingrediente que predomina no prato e os charmosos cachos dos tentáculos o tornam não apenas delicioso, mas também visualmente bonito. Sirva também estas bavette com polvo e camarões, acompanhadas de uma taça de vinho branco fresco, e conquiste o paladar dos seus convidados.
Experimente também as linguine com camarões grandes, tomatinhos e limão, fáceis e deliciosas!
Para preparar as bavette com polvo e camarões, primeiro coloque o polvo para cozinhar. Coloque no fogo uma panela grande cheia de água salgada e deixe ferver. Enquanto isso, limpe o polvo, virando e esvaziando a cabeça, removendo o dente no centro dos tentáculos com uma faca 1 e eliminando os olhos 2; enxágue muito bem sob água corrente fria 3.
Assim que a água começar a ferver, mergulhe e retire os tentáculos algumas vezes até que se enrolem (4-5) (serão muito mais bonitos de ver quando servidos) e então mergulhe finalmente todo o polvo. Adicione à água também os aromas: o louro, as bagas de zimbro, o dente de alho levemente esmagado e a pimenta rosa em grãos 6. Cubra a panela com a tampa, abaixe o fogo ao mínimo (a água deve apenas ferver lentamente) e deixe cozinhar assim por 40 minutos.
Enquanto isso, remova as cabeças e as cascas dos camarões 7 e reserve a carne. Prepare um fumet com o qual você cozinhará as bavette, tornando-as extremamente saborosas. Coloque em uma panela a manteiga e deixe derreter, depois adicione o alho, a cebola e o alho-poró cortados finamente, deixe dourar e junte os restos dos crustáceos, lembrando-se de esmagar bem as cabeças para liberar a parte saborosa dos camarões. Refogue com o vinho branco 8 (ou com o brandy ou conhaque) e depois adicione os tomatinhos (opcional), a água fervente, a salsa, a cebolinha, a pimenta e o sal, e despeje 500 g de água 9.
Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o líquido pela metade, depois bata tudo 10 e coe com uma peneira fina 11. Você obteve seu fumet de crustáceos 12.
Uma vez cozido, deixe o polvo esfriar levemente dentro de sua água de cozimento, em seguida, escorra-o (13-14) e corte-o em pedaços 15.
Em seguida, corte os tomatinhos em 4 16. Em uma frigideira, doure o alho e a pimenta sem sementes, cortada em tiras, com o azeite de oliva extra virgem 17, depois adicione os tomatinhos e o sal 18;
deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, então desligue o fogo, remova o alho 19, adicione o polvo 20 e a salsa picadinha 21.
Enquanto isso, aqueça em uma panela grande uma parte do bisque (22-23), adicione as bavette 24 (que devem estar confortavelmente deitadas e você deve conseguir mexê-las facilmente).
Cubra com o fumet fervente 25. Mexa continuamente para não grudar, adicione aos poucos o fumet quente até chegar a 3 minutos do ponto de cozimento 26 (se acabar o fumet antes do final do cozimento da massa, você pode usar água quente ou um caldo de legumes leve). Enquanto isso, corte os camarões ao meio no sentido do comprimento 27 (se forem menores, você pode deixá-los inteiros).
Uma vez que suas bavette estiverem quase cozidas, adicione o molho de tomatinhos e polvo 28, os camarões 29 (se forem menores, você pode deixá-los inteiros), a salsa picada e a pimenta moída. Termine o cozimento e sirva suas bavette com polvo e camarões ainda quentes 30.