Mousse de chocolate branco
- Fácil
- 25 min
- Kcal 464
O biancomangiare é uma sobremesa de colher que deve seu nome ao fato de ser preparado predominantemente com ingredientes de cor branca.
Parece que suas origens são árabes, mas logo esta iguaria se espalhou pela Sicília já no século XII e rapidamente pelo resto da Europa (na França, por exemplo, era conhecido como "blanc manger"). Há notícias da preparação do biancomangiare já na Idade Média: não se tratava de uma receita específica, mas o nome estava ligado às preparações com ingredientes brancos, cor que representava a pureza e o ascetismo. O biancomangiare era servido nas casas das classes superiores e era principalmente preparado com carnes e peixes ou com banha derretida no leite de cabra, de ovelha ou de amêndoas. Os ingredientes variavam muito dependendo da época do ano, especialmente durante a Quaresma, momento em que a carne era substituída por amêndoas ou pela polpa branca de alguns peixes como o lúcio ou de rãs.
Hoje o biancomangiare é predominantemente conhecido como sobremesa: o ingrediente principal são as amêndoas peladas e a região italiana onde é mais preparado é a Sicília. Experimente nossa versão do biancomangiare e você saboreará uma sobremesa rica em história e sabor!
Para preparar o biancomangiare, amoleça a gelatina em folhas em um recipiente com água fria por pelo menos 10 minutos 1. Coloque as amêndoas descascadas 2 junto com o açúcar em um processador equipado com lâminas 3
e triture-as 4. Transfira as amêndoas trituradas para uma tigela, adicione o leite 5 e misture bem com uma espátula 6
até obter uma mistura homogênea e sem grumos 7; cubra com filme plástico e deixe em infusão por uma noite inteira 8. Após o tempo necessário, coe a mistura através de um pano colocado dentro de uma tigela 9,
depois esprema bem o pano para liberar todo o líquido e coletá-lo na tigela (10-11). Coloque as amêndoas trituradas e amolecidas contidas no pano em uma assadeira forrada com papel manteiga 12,
distribuindo-as de maneira uniforme com a ajuda de uma espátula 13: você pode usá-las para a decoração final. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos (ou a 160° por 20 minutos se em forno ventilado), até que fiquem bem douradas e crocantes 14; retire do forno, deixe esfriar completamente e reserve. Despeje o líquido que você obteve anteriormente em uma panela, aquecendo em fogo baixo por 3-4 minutos (não deve ferver) 15.
Esprema bem a gelatina em folhas e adicione-a à mistura 16, mexendo bem até dissolver completamente, depois desligue e deixe esfriar. Bata o creme de leite com uma batedeira 17 e, quando a mistura estiver completamente fria, adicione-a ao creme de leite batido aos poucos 18;
misture delicadamente tudo, tomando cuidado para não desmontar (19-20). Despeje a mistura em 5 formas de 100 g cada 21 e deixe esfriar na geladeira por 6 horas.
Em seguida, desenforme a sobremesa, mergulhando as formas em água quente por alguns segundos 22. Sirva em um prato de servir 23 e, finalmente, decore o biancomangiare distribuindo a gosto as amêndoas crocantes que você preparou 24.