Bolo de cenoura e limoncello

/5

APRESENTAÇÃO

O bolo de cenoura e limoncello é uma releitura do tradicional bolo de cenoura, há muito tempo uma delícia de todos os livros de receitas. Esta é de fato uma preparação muito simples de realizar e o resultado é formidável.
O bolo de cenoura, especialmente na versão camilla, agrada aos adultos e é muito apreciado também pelos mais pequenos, que com este truque se beneficiam das múltiplas propriedades nutritivas das cenouras.
Com esta receita, entretanto, queremos dar um toque criativo à tradição, unindo aos ingredientes básicos também a casca de limão ralada e o limoncello. O aroma ácido do limoncello e dos limões combina perfeitamente com as cenouras, adicionando uma nota azeda ao sabor doce e delicado das cenouras. O resultado é um bolo fofo e suculento, com o qual concluir uma refeição tanto na estação de verão quanto no inverno, mas principalmente com o qual começar um dia, para dar a carga certa com sabor e criatividade!

Experimente também outras deliciosas variações de bolo de cenoura:

  • Bolo de cenoura e amêndoas
  • Bolo com cenoura, coco e chocolate

INGREDIENTES

para a massa (para uma forma de anel de 23 cm)
Cenouras 450 g
Açúcar mascavo 350 g
Óleo de girassol 320 ml
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 6
Limoncello 30 ml
Casca de limão 2
Fermento químico em pó 1 saquinho
Bicarbonato de sódio 15 g
Sal fino 2 pitadas
Para a cobertura
Limoncello 2 colheres - quente
Água 2 colheres - quente
Açúcar de confeiteiro 200 g
Para decorar
Limão cristalizado quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo de cenoura e limoncello, comece peneirando a farinha 1 o fermento 2 e o bicarbonato 3. Reserve-os, pois você irá incorporá-los aos poucos durante a preparação da massa.

Em seguida, despeje o açúcar mascavo na tigela de uma batedeira planetária ou em uma tigela comum se estiver usando uma batedeira elétrica e adicione o óleo de girassol 4. Bata até obter uma mistura bastante homogênea 5, então adicione um por um os ovos quebrados 6.

Pegue a farinha, o fermento e o bicarbonato que você peneirou no início e insira-os aos poucos na mistura 7, adicionando também 2 pitadas de sal. Quando a mistura estiver bem amalgamada 8, despeje o limoncello 9.

Adicione à mistura também as raspas de limão raladas 10, deixe misturar por alguns segundos e então pare de trabalhar com a batedeira planetária ou a batedeira elétrica. Em seguida, rale as cenouras 11 e adicione-as à mistura, mexendo tudo com uma espátula 12.

Agora unte e enfarinhe uma forma de anel com diâmetro de 23 cm e altura de 9 cm. Despeje a mistura dentro da forma 13 e asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 70 minutos (se usar um forno ventilado, asse a 160° por 60 minutos). Asse até que a superfície esteja bem dourada 14, de qualquer forma antes de retirá-la do forno, faça o teste do palito. Se o bolo escurecer muito na superfície durante o cozimento, cubra-o com uma folha de papel alumínio e continue assando. Quando estiver pronto, retire do forno e desenforme delicadamente. Você pode ajudar com uma faca, passando-a ao longo das bordas da forma. Deixe esfriar em uma grade 15.

Enquanto isso, prepare a cobertura: aqueça no micro-ondas, por cerca de um minuto na potência máxima ou em uma panela, a água e o limoncello. Em uma tigela, despeje o açúcar de confeiteiro peneirado, adicione a água e o limoncello mornos (16-17) e mexa bem com uma colher para dissolver os grumos 18.

Quando o bolo estiver resfriado, mantenha-o na grade e despeje a cobertura por cima ajudando-se com uma colher 19. Decore a superfície com casquinhas de limão cristalizadas 20 e seu bolo de cenoura e limoncello está pronto para ser servido e degustado 21!

Conservação

Você pode conservar o bolo de cenoura e limoncello sob uma cúpula de vidro por 3-4 dias. Você pode congelar o bolo sem cobertura e descongelá-lo em temperatura ambiente quando precisar.

Conselho

Para aromatizar seu bolo de cenoura e limoncello, você pode substituir 50 g de farinha de trigo por 50 g de farinha de avelã ou de amêndoas e então decorá-lo com cenourinhas de marzipã.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.