Bugie recheadas de Carnaval

/5

APRESENTAÇÃO

As bugie de Carnaval, também conhecidas como chiacchiere, são doces fritos típicos deste período festivo. Aqui apresentamos uma variação ainda mais rica e deliciosa: as bugie recheadas de Carnaval. Ao contrário das chiacchiere recheadas, elas têm uma forma diferente e vão surpreender você com seu recheio... Nutella e geleia, duas alternativas deliciosas! Só na primeira mordida você descobrirá qual delas pegou e precisará provar mais uma para descobrir o segundo recheio e escolher o seu preferido! Divirta-se personalizando o recheio ou sirva-as junto com as bugie de cacau recheadas, igualmente saborosas... uma vez fritas e polvilhadas com açúcar de confeiteiro, as bugie recheadas de Carnaval serão tão convidativas que desaparecerão num piscar de olhos!

Experimente também estes doces de Carnaval fritos e assados:

  • Chiacchiere assadas
  • Rosas de Carnaval
  • Cassatelle de Carnaval
  • Mini mil-folhas de chiacchiere

 

INGREDIENTES

para cerca de 40 bugie recheadas
Farinha tipo 00 500 g
Manteiga 50 g - macio, mas ainda plástico
Açúcar 70 g
Ovos 3
Gemas 1
Grappa 30 g
Fermento em pó para bolos 6 g
Extrato de baunilha quanto baste
Sal 1 pitada
Água 10 g - (se necessário)
para rechear
Nutella 150 g
geleia de morango 150 g
para fritar
Óleo de amendoim 1 l
para polvilhar
Açúcar de confeiteiro 100 g

Preparação

Para preparar as bugie recheadas de Carnaval, coloque a farinha e o fermento peneirados na tigela da batedeira equipada com o gancho 1. Adicione também uma colher de chá de extrato de baunilha, o açúcar 2 e uma pitada de sal 3.

Em uma tigelinha, bata juntos os ovos e a gema; depois, despeje-os na batedeira em funcionamento 4. Misture em velocidade média 5 e, quando os ovos estiverem bem incorporados, adicione também a cachaça 6.

Trabalhe a mistura por 10 minutos até obter uma massa homogênea e maleável; se ficar muito compacta, você pode adicionar 5-10 g de água. Pare a batedeira e substitua as pás pelo gancho 7. Adicione a manteiga aos poucos 8 e continue misturando até obter uma mistura homogênea 9.

Transfira a massa para a bancada de trabalho e trabalhe rapidamente com as mãos para formar uma bola 10. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente. Após esse tempo, divida a massa em pequenos pedaços de cerca de 150 g cada, achate-os levemente na superfície enfarinhada 11 e passe-os um de cada vez na máquina de macarrão, na primeira espessura 12. Enquanto isso, mantenha os outros sempre cobertos com filme plástico.

Dobre cada folha em 3 13, depois passe-a novamente a partir da espessura mais grossa, reduzindo progressivamente até a penúltima, passando duas vezes. Deixe a folha descansando por alguns minutos à temperatura ambiente, depois, com um saco de confeitar, forme pequenos montinhos de recheio, com 3 cm de distância entre um e outro e deixando 1 cm livre da base inferior 14. Em seguida, sobreponha a parte superior 15 para cobrir o recheio, como se faz com os raviólis.

Com os dedos, pressione bem em torno dos montinhos de recheio para aderir bem as folhas, depois, com um cortador dentado, finalize as bordas e recorte quadradinhos 16. Continue assim até terminar os ingredientes; você obterá cerca de 20 bugie com Nutella e 20 com geleia. Passe para a fritura: aqueça o óleo em uma panela grande até atingir 170°. Quando atingir essa temperatura, mergulhe 4 ou 5 bugie recheadas por vez 17, virando-as de ambos os lados para uma fritura uniforme 18.

Quando estiverem douradas, escorra as bugie de Carnaval com uma escumadeira e transfira para papel absorvente 19; deixe esfriar completamente, depois polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro 20. Suas bugie recheadas de Carnaval estão prontas para serem servidas e apreciadas 21!

Conservação

Recomenda-se consumir as bugie recheadas de Carnaval na hora. Se sobrar, você pode conservá-las em um saco de papel por no máximo dois dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Um recheio para cada gosto: personalize suas bugie de Carnaval com as geleias e doces que preferir!

Para obter uma fritura perfeita, é importante não usar óleo muito quente, pois caso contrário seus docinhos ficarão muito secos e correm o risco de queimar: para atingir a temperatura ideal de 160-170°, é aconselhável usar um termômetro culinário, uma ferramenta absolutamente indispensável na confeitaria!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.