Carbonara de legumes

/5

APRESENTAÇÃO

Junto com as lasanhas, a carbonara é indubitavelmente um dos pratos italianos que melhor nos representa no exterior e não só. Uma receita autêntica, com poucos ingredientes característicos e de sabor inconfundível, capaz de agradar a todos! Hoje propomos uma deliciosa carbonara de legumes, que, no entanto, será capaz de acender as discussões mais fervorosas. Há quem pense que a carbonara é uma só, aquela com pecorino e guanciale, e quem por outro lado se deixa tentar por muitas novas versões, como esta rica em delícias primaveris! Antes de decidir de que lado ficar, recomendamos que experimente este delicioso primeiro prato vegetariano e tome partido só depois!

Além da carbonara de legumes, aqui estão outras variantes a não perder:

  • Paccheri com alcachofras à carbonara
  • Carbonara de frutos do mar
  • Carbonara ao forno
  • Carbonara de aspargos
  • Carbonara de salmão

INGREDIENTES
Espaguete sem glúten 320 g
Espargos 470 g - (para limpar)
Ervilhas 400 g - (para debulhar)
Gralhas 250 g
Cenouras 200 g
Gemas 5
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a carbonara de legumes, primeiro descasque as cenouras e corte-as em 2 ou 3 pedaços, dependendo do tamanho 1. Corte cada pedaço primeiro em fatias e depois em palitos no sentido do comprimento 2. Passe para as ervilhas-tortas: lave-as bem e retire as pontas, removendo o filamento 3.

Neste ponto, corte-as em losangos ou em palitos, se forem compridas 4. Quebre os aspargos para eliminar a parte mais dura do talo e descasque o restante 5, depois divida-os ao meio 6.

Divida-os novamente pela metade, mas desta vez no sentido do comprimento, de modo a obter palitos 7. Passe para as ervilhas: quebre a vagem e retire o filamento para abri-las 9.

Descaroce as ervilhas 10 e reúna-as em uma tigela 11. Neste ponto, coloque no fogo uma panela cheia de água salgada que será usada para cozinhar a massa. Em uma frigideira grande, adicione um fio de azeite e um dente de alho 12. Deixe aromatizar, sem dourar demais.

Adicione os aspargos e salteie em fogo alto por alguns minutos; junte as ervilhas-tortas 13 e espere mais 2-3 minutos. Se o fundo tiver secado demais, adicione uma concha de água de cozimento. Neste ponto, adicione também as cenouras e as ervilhas 14. Tempere com sal e pimenta, depois salteie tudo 15 e cozinhe por cerca de 6 minutos.

Enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela 16 junto com o Parmigiano Reggiano DOP ralado 17 e misture até obter um creme 18. Ajuste a consistência adicionando um pouco de água de cozimento.

Quando a água ferver, adicione o macarrão 19. Assim que os legumes estiverem prontos, retire o dente de alho 20 e mantenha-os aquecidos. Escorra o macarrão al dente e transfira-o para a frigideira com os legumes 21.

Adicione uma concha de água de cozimento 22 e o creme de ovos 23. Misture bem com o fogo desligado 24.

Ajuste a consistência adicionando eventualmente ainda um pouco de água de cozimento 25. Sirva nos pratos 26 adicionando ao macarrão também o creme e os legumes 27. Finalize com uma pitada de pimenta preta e sirva imediatamente a sua carbonara de legumes!

Armazenamento

É desaconselhado qualquer forma de conservação assim que a carbonara de legumes estiver pronta. Se desejar adiantar as preparações, você pode já lavar e cortar todos os legumes, se preferir pode também cozinhá-los algumas horas antes. Neste caso, porém, leve em conta que os legumes perderão cor e consistência.

Dica

Variedades no tema? Deixe-se inspirar pelos seus gostos! A carbonara de legumes pode ser enriquecida com vagens, abobrinhas, favas e até mesmo barba-de-frade (agretti). Se preferir uma versão para preparar nas estações frias, escolha brócolis, couve-flor e repolho, será suficiente escaldá-los um pouco antes de refogar na frigideira!

Não jogue fora os restos e cascas dos legumes, são perfeitos para fazer um caldo para um risoto!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.