Casinha de pão de especiarias

/5

APRESENTAÇÃO

A casinha de pão de especiarias é uma sobremesa típica das festas de Natal, comum tanto na América do Norte quanto nos países do norte da Europa.
A casinha é feita de uma massa de biscoito muito temperada com canela, gengibre, cravo e noz-moscada. Também se podem adicionar cardamomo e anis estrelado e decorar com Glacê real, com a qual se recria uma casinha nevada de conto de fadas, como o cabana de savoiardi. Para torná-la mais cenográfica, você pode soltar sua criatividade e criar muitas decorações para o exterior, para a porta ou fachada, tornando-a realmente única!
Uma sobremesa realmente surpreendente e deliciosa que exigirá um pouco de esforço e paciência, mas que certamente alegrará seus filhos! E se eles também adoram os sabores dos biscoitos temperados, prepare junto os Lebkuchen, típicos da Baviera.

INGREDIENTES

Ingredientes para o pão de especiarias
Farinha tipo 00 845 g
Ovos 2
Gemas 1
Manteiga 275 g
Açúcar 400 g
Mel 125 g
Canela em pó 10 g
Cravos-da-índia 3 - para reduzir em pó
Noz-moscada 3 g
Gengibre em pó 7 g
Sal fino 1 pitada
Bicarbonato de sódio 10 g
Para o crocante de amêndoas
Amêndoas 300 g
Açúcar 350 g
Água 60 g
Suco de limão 1 colherinha
Para a cobertura
Claras 100 g - (cerca de 3)
Açúcar de confeiteiro 600 g
Para decorar
Chocolates quanto baste - tipo cremini
Espertinhos quanto baste - vermelhos e verdes
Bolas coloridas quanto baste
Chocolate quanto baste - em folhas
Decoração alimentícia quanto baste - folhinhas de açúcar
Nougat quanto baste - branco

Para o pão de especiarias

Para preparar a casinha de pão de especiarias, comece pela massa: no copo de um mixer, coloque a farinha peneirada, o açúcar granulado, a manteiga fria da geladeira em pedaços e todas as especiarias em pó: a canela 1, o gengibre, a noz-moscada, os cravos. Depois adicione o bicarbonato e o sal 2. Ligue as lâminas e faça a mistura arenosa 3,

então despeje no plano de trabalho e crie a clássica forma de fonte: despeje no centro o mel e os ovos com a gema 4; misture com um garfo no início, depois amasse à mão, sem aquecer muito a massa 5, apenas o tempo de formar um composto compacto. Forme um bloco, achate-o levemente e envolva-o em filme plástico 6. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Para o crocante

Para preparar o cercado, prepare o crocante de amêndoas: mergulhe as amêndoas em água quente por alguns minutos 1: isso facilitará a remoção da casca: seque-as antes de descascar e remova a pele externa usando a ponta de uma faca 2. Forre uma assadeira com papel manteiga, distribua as amêndoas descascadas 3 e toste-as por 5 minutos em forno estático pré-aquecido a 180° 3. As amêndoas não devem escurecer.

Coloque uma folha de papel oleado (ou manteiga) em uma assadeira: você precisará depois para esfriar o crocante de amêndoas (se tiver, pode usar um tapete de silicone). Em uma panela, coloque o açúcar, o suco de limão e a água 4. Deixe derreter em fogo baixo, mexendo constantemente, até obter um composto de uma bela cor dourada. Enquanto isso, pique grosseiramente parte das amêndoas, deixando as restantes inteiras. Quando o caramelo estiver pronto, desligue o fogo e adicione na panela as amêndoas picadas e inteiras 5. Misture vigorosamente as amêndoas com uma colher de pau 6 e misture tudo.

Quando o composto estiver pronto 7, despeje-o ainda quente em um tapete de silicone 8 ou em uma assadeira forrada com papel manteiga e nivele a superfície. Deixe o crocante esfriar, mas antes que se solidifique completamente, vire-o sobre uma tábua de corte e corte-o em losangos de cerca de 2 cm de espessura 9.

Para a cobertura real

Prepare o Glacê real que servirá para a decoração da casinha e dos outros elementos. Coloque as claras em uma tigela junto com algumas gotas de limão: isso ajudará a montá-las melhor. Ligue as batedeiras 1 e quando a clara estiver bem montada, adicione na tigela, aos poucos, o açúcar de confeiteiro peneirado previamente 2. Continue trabalhando a cobertura com as batedeiras até que o açúcar de confeiteiro esteja completamente incorporado e você obtenha uma cobertura homogênea e sem grumos. Transfira a cobertura real para dois sacos de confeitar: um maior com bico liso servirá para manter as partes da casinha juntas e um saco de confeitar menor para as pequenas decorações 3. Corte as pontas criando um pequeno furo apenas no momento de usar a cobertura.

Para o cozimento e montagem da casinha

Para criar, assar e montar a casinha: para criar a casinha, assá-la e montá-la, você precisa dos moldes para cortar a massa. Para a fachada e a parte de trás, você pode cortar uma folha branca com 21 cm de largura e 26 cm de altura, incluindo a altura do telhado; para as paredes laterais, será necessário um retângulo de papel com 19 cm de comprimento e 15,5 cm de altura; para o telhado, um retângulo de papel com 19 cm de comprimento e 14,5 cm de altura. Para a porta, você precisa de um retângulo de 11 cm de altura e 8 cm de largura, para as janelas, você pode usar um cortador de biscoitos de 4 cm de lado. Pegue a massa, divida-a em 6 partes e abra uma de cada vez em um disco com cerca de 1,5 cm de espessura e dimensões suficientes para a parte da casinha a ser feita (você pode conservar, enquanto isso, envolto em filme plástico e na geladeira, as partes que ainda não foram abertas) 1. Comece pela fachada e pela parte de trás: coloque o molde sobre a massa aberta 2 e com uma roda de cortar massa, recorte a forma 3; proceda da mesma forma para a parte de trás.

proceda da mesma forma para a parte de trás 4. Depois, passe para as paredes laterais, com o molde retangular maior (5-6): faça duas. Finalmente, com as duas massas restantes, faça o telhado procedendo com os moldes de 19x14,5 cm 6.

Recorte as janelas das partes das paredes com um cortador de 4 cm de lado 7. Com os restos da massa, faça outras decorações para enriquecer sua casinha de pão de especiarias: por exemplo, fizemos dois pinheiros com cortadores de 14 cm e 9 cm de comprimento e um boneco de neve de 10 cm. Então, proceda para o cozimento: coloque as formas em assadeiras forradas com papel manteiga e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 10-15 minutos (se em forno ventilado, a 160° por 8-10 minutos). Uma vez assadas, retire do forno; assim, você terá todas as partes da casinha prontas: fachada 8 e parte de trás, paredes laterais 9

e telhado 10. Coloque-as em uma grade para esfriar completamente 11. Então, com a ajuda do molde retangular 11x8 cm, recorte a porta com uma faca 12.

e retire-a delicadamente 13. Neste ponto, comece a decorar a fachada com a cobertura real como preferir, contornando a borda do telhado e simulando a neve derretendo 14; faça também uma janela central 15.

Nós também criamos um padrão em losango decorando os pontos de encontro entre uma faixa e outra com pérolas prateadas (de uso alimentar) (16-17). Decore também a parte de trás 18

e o telhado, desenhando as telhas com a cobertura real 19. Depois, distribua bastante cobertura real nas bordas cortadas da fachada e das paredes, onde devem se encontrar para construir a estrutura da casinha (é aconselhável montar a casinha com pelo menos duas pessoas nesta fase de montagem): posicione-as para que se encaixem 20 e, uma vez montadas, insira garrafas ou potes de vidro cheios de água dentro, posicionando-os nos cantos para evitar que as paredes caiam para dentro 21. A cobertura, ao endurecer, servirá como cola entre as várias partes: para que solidifique, deixe passar 1-2 horas.

Depois que estiver endurecido, você pode passar para o telhado, seguindo o mesmo procedimento do passo anterior (22-23). Para uma fixação maior, você pode decidir inserir um palito nos pontos de encontro das várias partes (a espessura das peças individuais é suficiente para que não haja risco de quebrar, se decidir usá-lo). Quando terminar, você pode dedicar-se à porta, decorando-a com a cobertura real

e com confeitos decorados, você pode criar uma guirlanda em forma de coração 25. Agora, dedique-se às outras decorações: solte sua criatividade e decore os pinheirinhos e o boneco de neve com a cobertura real e os confeitos (26-27). Colocando o crocante ao redor da casinha, você pode recriar o cercado e com o torrone realizar o caminho até a porta. Com os chocolates creminho, você pode fazer a base de um banco, feito com folhas de chocolate, e também realizar a chaminé. Depois, você pode refinar ainda mais as decorações do telhado, com bicos de cobertura real e confeitos coloridos. Sua casinha está pronta para ser admirada por seus convidados durante todo o período das festas!

Espete um pedaço de torrone com um palito para plantar o boneco de neve 28; coloque a porta na casinha e posicione o cercado de crocante ao redor da casa, deixando espaço dentro para as outras decorações 29; então, posicione os chocolates creminho e aplique um pouco de cobertura real 30

e então coloque uma folha de chocolate: você pode criar um banco 31 ou uma mesinha. Com os mesmos elementos, você também pode fazer uma caixa de correio 32 e a chaminé 33.

Depois, você pode refinar ainda mais as decorações do telhado e da fachada, com bicos de cobertura real e confeitos coloridos (34-35). Sua casinha de pão de especiarias será certamente uma obra de arte para mostrar e saborear junto com seus convidados 36!

Conservação

A casinha de especiarias se conserva por cerca de 1 mês sob uma cúpula de vidro ou ao ar livre.

A massa de pão de especiarias pode ser congelada envolta em filme plástico por 1 mês na geladeira.

Conselho

Para dividir o trabalho e fazer a cobertura real solidificar bem, é aconselhável preparar a casinha em dois dias. Na manhã do primeiro dia, prepare a massa e deixe-a descansar na geladeira até o início da tarde, depois abra-a, corte-a de acordo com os moldes, asse, deixe esfriar bem e, finalmente, decore com a cobertura colorida todas as peças da casinha ainda não montadas (por exemplo, desenhe com a cobertura as telhas do telhado, as janelas com persianas e todas as decorações das 4 paredes externas). Deixe secar a noite toda e no segundo dia, proceda com a montagem da casinha e com as decorações finais. Quanto à massa, você pode escolher preparar a casinha usando a receita de pão de gengibre, muito semelhante em sabor ao pão de especiarias.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.