Castagnole veganas assadas

/5

APRESENTAÇÃO

As castagnole veganas assadas são docinhos de Carnaval sem ovos, sem manteiga e sem leite! Uma variação das clássicas Castagnole fritas, dedicada a quem prefere escolher uma alternativa vegetal mais leve, mas igualmente deliciosa.

Poucos ingredientes simples e zero tempo de descanso tornam esta receita realmente fácil e ao alcance de todos! A massa macia é enriquecida com uvas-passas, mas se preferir, pode omiti-las ou substituí-las por gotas de chocolate para agradar ao paladar de adultos e crianças.

Acompanhadas com um creme veg à base de leite vegetal, as castagnole veganas assadas serão ainda mais irresistíveis... mesmo sem fritura!

Descubra outras receitas de Carnaval assadas:

INGREDIENTES

Para cerca de 20 castagnole
Farinha 1 250 g
Leite de Avena 250 g
Uvas passas 100 g
Óleo de girassol 50 g
Açúcar 40 g
Fermento químico em pó 8 g
Para polvilhar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Para o creme veg
Leite de Avena 350 g
Amido de milho (maizena) 40 g
Açúcar de confeiteiro 40 g
Cúrcuma em pó quanto baste

Preparação

Para preparar as castagnole veganas assadas, primeiro coloque as uvas-passas de molho em água fria 1. Enquanto isso, coloque em uma tigela a farinha 2 e o açúcar 3.

Adicione também o fermento químico em pó 4 e misture com um batedor para incorporar os pós, depois adicione os líquidos: o óleo vegetal 5 e o leite de aveia 6.

Agora escorra e seque as uvas-passas 7, depois incorpore-as à mistura 8, mexendo com uma espátula 9.

Você deverá obter uma massa homogênea 10. Pegue uma forma de silicone com semiesferas de 5 cm de diâmetro (ou alternativamente, você pode usar forminhas de papel) e preencha-a com a massa obtida 11. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 20-25 minutos 12 ou até dourar.

Enquanto isso, dedique-se ao creme: em uma panela, junte o amido de milho e o açúcar de confeiteiro 13, depois adicione o leite de aveia quente 14 e misture bem com o batedor. Coloque a panela no fogo e continue mexendo até atingir a densidade desejada 15.

Se desejar, pode colorir o creme com uma pitada de cúrcuma 16. Uma vez engrossado 17, transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico em contato e deixe esfriar. Decorrido o tempo de cozimento, retire a forma com as castagnole 18.

Desenforme-as e deixe esfriar sobre uma grade 19, depois polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto 20. Suas castagnole veganas assadas estão prontas para serem saboreadas, acompanhadas com o creme veg 21!

Conservação

As castagnole veganas assadas podem ser conservadas em temperatura ambiente por 1-2 dias, bem cobertas. Antes de servi-las, você pode aquecê-las ligeiramente no forno.

Podem ser congeladas.

Dica

Se preferir, pode substituir as uvas-passas por gotas de chocolate ou aromatizar a massa com baunilha, raspas de limão ou laranja!

Se não tiver uma forma de silicone, pode despejar a massa em forminhas de papel inseridas em formas de alumínio.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.