Cenouras agridoce

/5

APRESENTAÇÃO

As cenouras agridoce são uma conserva saborosa e simples, uma solução ideal para o jantar quando, em momentos de pressa ou falta de ingredientes, você não souber qual acompanhamento combinar com o prato que preparou. Ótimas em saladas de verduras, mas também em saladas de massa e arroz, são indicadas se combinadas com ervilhas, e se revelarão um acompanhamento prático e saboroso, mas sobretudo um pouco incomum!

INGREDIENTES
Mini Cenouras 600 g
Vinagre de maçã 300 ml
Azeite virgem extra 300 ml
Açúcar 10 g
Sal fino 3 g
Manjerona 8 g

Preparação

Para preparar as cenouras agridoce, comece pela sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Uma vez concluída essa importante operação, passe para suas cenouras baby, que devem estar fresquíssimas e sem manchas: descasque-as, lave-as em água corrente 1 e corte a ponta 2. Escalde as cenouras em água por 1 minuto 3.

Após um minuto em água fervente, mergulhe imediatamente as cenouras em água com gelo 4 e deixe-as lá por 3-4 minutos. Isso servirá para manter inalterada a cor das cenouras. Pegue uma panela e despeje o vinagre 5 e o óleo 6.

Adicione também o sal 7 e o açúcar 8. Leve tudo para ferver, e depois despeje as cenouras 9, que você vai escaldar por cerca de 2 minutos. Tenha cuidado para respeitar os tempos e não cozinhá-las demais, pois é importante que as cenouras permaneçam crocantes.

Decorrido o tempo necessário, transfira delicadamente as cenouras para um escorredor com a ajuda de uma escumadeira 10 e deixe-as escorrer e esfriar. Transfira então as cenouras para os potes que você já sanitizou 11, tentando dispor as cenouras da forma mais ordenada possível, sem pressioná-las muito. Adicione os ramos de manjerona 12.

Encha os potes com o líquido de cozimento, tendo cuidado de parar a 1 centímetro da borda do pote 13. Coloque o prensador para garantir que as cenouras fiquem firmes 14 e feche bem os potes, mas sem apertar muito 15. A essa altura, passe para a fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as indicações das diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se utilizar potes com tampas de rosca, uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo terá ocorrido. Se após a refervura você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda estiver quente, bata-o delicadamente sobre uma superfície, para que as bolhas subam à superfície e depois desapareçam naturalmente. Se utilizar potes com fechos de borracha, no momento de consumir as cenouras agridoce, você pode fazer o teste do vácuo puxando a aba apropriada: se ao puxar ela produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a aba a vedação estiver "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Suas cenouras agridoce estão prontas para serem saboreadas!

Conservação

As cenouras agridoce se conservam por 3 meses, desde que o vácuo tenha ocorrido corretamente e os potes sejam armazenados em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. É preferível aguardar cerca de 1 mês antes de começar a consumir as cenouras. Uma vez abertos, os recipientes devem ser mantidos fechados na geladeira e consumidos em até 3-4 dias no máximo.

Conselho

Você pode temperar as cenouras agridoce com os aromas de sua preferência, usando tomilho, por exemplo. Se não gostar de ervas aromáticas, pode omiti-las.

Curiosidade

Por vários séculos, a cenoura teve uma má reputação, pois era usada unicamente para alimentar animais, e a respeito disso surgiram vários ditados populares que menosprezavam este legume: com o apelido "pele de cenoura" se referia a pessoas mentirosas e astutas, e "dar uma cenoura" significava dar notícias falsas.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre bom lembrar que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas em nível profissional apresentam. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.