Abobrinhas agridoce
- Fácil
- 30 min
- Kcal 461
A giardiniera é certamente uma das conservas mais conhecidas e ao mesmo tempo mais clássicas da tradição gastronômica italiana. Esta preparação em conserva é muito rica e saborosa porque reúne toda a bondade e os aromas dos vegetais da nossa terra. Dependendo da estação, podem-se encontrar giardinieras preparadas com diferentes vegetais, mas sempre muito saborosas e delicadas. Não será difícil entender o porquê do nome giardiniera quando os diferentes vegetais aparecerem no pote com um belo efeito cromático que lembrará a primavera!
Para preparar a giardiniera em conserva, primeiro lave bem todos os vegetais em bastante água corrente fresca e depois limpe-os. Com uma faca, corte o aipo em pedaços de 1 cm de espessura 1, em seguida, remova as raízes das cebolinhas e corte-as ao meio 2; depois limpe as vagens, retirando as extremidades 3.
Com um descascador de batatas, descasque as cenouras e depois, com um mandolim com lâmina serrilhada, corte-as 4 junto com os pepinos 5 em rodelas de 0,5 cm de espessura. Corte todos os pimentões e, com uma faca, remova as sementes encontradas dentro 6.
Reduza os pimentões em tiras não muito finas 7 e depois passe para a couve-flor. Com uma faca pequena, remova as folhas externas, corte o caule 8, depois separe as flores cortando na junção com o tronco principal 9.
Quando terminar de limpar e cortar todos os vegetais 10, coloque no fogo uma panela grande com a água 11 e o vinagre 12.
Adicione as folhas de louro, o sal, o açúcar 13, a pimenta preta e o zimbro em grãos 14. Quando a água estiver quase fervendo, adicione as cenouras e a couve-flor 15, deixando ferver por 3 minutos em fogo moderado.
Em seguida, adicione as vagens, as cebolinhas 16, o aipo 17 e os pimentões 18 que você cortou.
Finalize com os pepinos 19 e deixe ferver tudo por mais 4 minutos. Uma vez que os vegetais estejam prontos 20, retire a panela do fogo e escorra bem, mantendo o líquido de cozimento em uma tigela 21.
Deixe os vegetais esfriarem em uma bandeja de aço 22 e, enquanto isso, proceda à sanitização dos potes e tampas conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Quando os vegetais estiverem completamente frios, coloque-os no pote 23 tentando arrumá-los ordenadamente, mas sem pressioná-los demais. Neste ponto, filtre o líquido de cozimento que você reservou e despeje nos potes, cobrindo os vegetais, mas parando 1 centímetro abaixo da borda do pote 24. Feche os potes. Se usar potes com tampa de rosca, aperte bem as tampas, mas não muito apertado. Em seguida, passe para a fervura dos potes, ou seja, a pasteurização, seguindo as instruções nas diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Se usar potes com tampas de rosca, uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Se após a fervura você notar a formação de pequenas bolhas de ar, quando o pote ainda estiver quente, bata suavemente em uma superfície, para que as bolhas subam à superfície e depois desapareçam naturalmente. Se usar potes com fechamentos de vedação de borracha, no momento de consumir a giardiniera, você pode fazer o teste de vácuo puxando a aba apropriada: se ao puxá-la ela produzir um som seco, significa que o conteúdo foi conservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a aba a vedação estiver "mole", significa que o vácuo não foi feito corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. A sua giardiniera em conserva está pronta para ser saboreada!