Chutney de maçã com açafrão

/5

APRESENTAÇÃO

Uma tábua de queijos e fatias de pão recém-torradas: a companhia perfeita para o chutney de maçãs com açafrão. Agradável o seu contraste entre frutas e especiarias. A variedade de maçãs que escolhemos é a renetta, brilhante pelo seu sabor fresco, não excessivamente açucarado e com baixa acidez. Combina perfeitamente com o açafrão, a preciosa especiaria oriental de notas amadeiradas e pungentes. Recomendamos que experimente este chutney de maçãs com açafrão para saborear um condimento simplesmente surpreendente! Será sua conserva para o inverno junto com os outros chutneys de Chutney de maçã, Chutney de tomatinhos e damascos!

INGREDIENTES
Maçãs renette 1 kg
Aipo 260 g
Açúcar mascavo 120 g
Vinagre de maçã 130 g
Açafrão em pistilos 10
Água 30 g
Sal fino 10 g
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o chutney de maçãs com açafrão, você deverá ter sanitizado potes e tampas conforme indicado na caixa no final da receita. Em seguida, proceda limpando o aipo: descasque e corte em pedaços grandes 1. Lave, seque e depois corte as maçãs ao meio, retire o miolo e, sem descascá-las, corte primeiro em fatias 2, depois em pedaços grandes 3.

Em uma panela grande coloque as maçãs, o aipo 4, o açúcar mascavo 5 e o vinagre de maçã 6.

Leve ao ponto de fervura e adicione uma boa pitada de pimenta e o sal 7. Cozinhe em fogo baixo por pelo menos 30 minutos, mexendo com frequência 8. Enquanto isso, coloque os pistilos de açafrão em uma tigela com água fria 9.

No final do cozimento, adicione os pistilos com a água deles 10, misture e deixe no fogo por mais 2-3 minutos 11. Desligue e, uma vez que esteja frio, seu chutney de maçãs com açafrão está pronto 12.

Conservação

Conserve na geladeira por cerca de uma semana o seu chutney de maçãs com açafrão.

Conselho

Os pistilos têm um aroma e sabor muito mais marcantes, se você realmente não conseguir encontrá-los, então pode substituir por um sachê de açafrão em pó. A gosto, você também pode aromatizar sua compota com folhas de tomilho.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre bom ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.