Compota de maçã temperada
- Fácil
- 40 min
- Kcal 35
O chutney é um molho de origem indiana à base de frutas ou legumes que foi adotado pela culinária inglesa após a colonização. O chutney de maçã que propomos nesta receita é enriquecido com cebolas, vinagre, açúcar, especiarias e passas que conferem à preparação o seu característico sabor agridoce. Ótimo para acompanhar carnes como Assado de porco à pururuca e cozidos, você pode servir o chutney de maçã também com uma tábua de queijos maturados para uma entrada deliciosa, junto com a variante à base de tomatinhos ou Chutney de damasco!
Para preparar o chutney de maçã e cebola, certifique-se de sanitizar os potes conforme descrito nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita. Descasque as maçãs 1 e corte-as grosseiramente em cubos 2, depois descasque as cebolas e corte-as em fatias finas 3.
Descasque e corte o gengibre fresco em tiras 4. Coloque os cravos e as sementes de coentro em um pilão 5 e triture-os com o pilão até reduzi-los a pó 6.
Coloque as cebolas em uma panela grande 7 junto com as maçãs 8 e o gengibre 9.
Adicione também o pó de especiarias 10, as passas 11 e o açúcar mascavo 12.
Finalmente, adicione o sal 13 e metade da dose de vinagre 14. Misture bem tudo 15 e cozinhe em fogo médio por cerca de uma hora.
Depois de uma hora, adicione o vinagre restante 16, abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por mais uma hora. Após o tempo de cozimento, a mistura ficará muito densa, semelhante a uma compota 17. Se você quiser consumir o chutney de maçã imediatamente, pode deixá-lo esfriar e servi-lo 18.
Se preferir conservá-lo por mais tempo, transfira a mistura ainda quente para os potes que você previamente sanitizou junto com as tampas 19. Feche os potes com as tampas 20 e vire-os de cabeça para baixo 21. Deixe os potes esfriarem assim invertidos para criar o vácuo. Uma vez resfriados, verifique se a tampa não faz “clique-clack” no centro quando pressionada: se o vácuo se formou corretamente, espere pelo menos um mês antes de consumi-lo.