Cinesini com creme

- Vegetariano
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Makes: 16 peças
- Custo: Baixo
- Notas mais 1 hora de descanso da massa na geladeira
APRESENTAÇÃO
Os cinesini com creme são pequenos e macios discos feitos de uma leve massa de biscoito oleosa, que são recheados com creme de confeiteiro e decorados com crocante granulado de avelã.
Deliciosos e requintados, os cinesini com creme são docinhos irresistíveis tanto para servir após as refeições, acompanhados de uma xícara de café, quanto para apresentar em um buffet em ocasiões de celebrações especiais.
Preparar os cinesini com creme não requer muito tempo: uma vez formados os discos de massa, basta recheá-los com o creme e passá-los no granulado!
Os cinesini com creme são uma das clássicas delícias para saborear nas bandejas de pasticcini mignon.
INGREDIENTES
- Ingredientes para 16 cinesini
- Farinha tipo 00 125 g
- Açúcar de confeiteiro 45 g
- Azeite virgem extra 35 ml
- Ovos 1
- Fermento em pó para bolos 4 g
- para o creme de confeiteiro
- Leite inteiro 250 ml
- Açúcar 75 g
- Farinha tipo 00 25 g
- Gemas 3
- Fava de baunilha ½
- para decorar
- Granulado de avelã quanto baste
Preparo
Para preparar os cinesini, comece pela massa: disponha sobre uma superfície (ou em uma tigela) a farinha, o açúcar 1 e o fermento 2. Misture os ingredientes secos, faça um buraco no centro 3
e adicione os ovos 4; quebre-os com um garfo e bata-os, tentando incorporar a farinha 5; em seguida, adicione o azeite de oliva extra virgem 6 e
amasse com as mãos 7, até obter uma massa lisa e compacta 8. Envolva-a em filme plástico 9 e deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora. Esta massa resulta, mesmo após o cozimento, muito macia, por isso não recomendamos usá-la como base para outras preparações.
Após o tempo de descanso, pegue a massa e abra-a com um rolo de massa 10 em uma folha muito fina, de cerca de meio cm de espessura, e com um cortador de biscoitos de 5,5 cm de diâmetro, corte círculos 11. Você obterá cerca de 32 círculos, que formarão 16 cinesini; amasse novamente os restos de massa e abra-os novamente para obter mais círculos. Coloque os discos em uma assadeira, coberta com papel manteiga, bem espaçados uns dos outros 12 e
asse em forno estático, já aquecido, a 160 graus por 10 minutos (se forno ventilado 140 graus por 6-7 minutos). Os discos devem permanecer claros 13; retire-os do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Enquanto isso, prepare o creme de confeiteiro (para a receita detalhada clique aqui): aqueça o leite em uma panela com metade de uma vagem de baunilha e suas sementes; bata em uma tigela, com o batedor, a gema e o açúcar e adicione a farinha (como alternativa, você pode usar amido de milho). Com uma pinça, retire a vagem e despeje o leite aquecido na mistura em um fio 14, misturando com o batedor. Coloque a mistura no fogo novamente e mexa continuamente até que o creme esteja espesso 15. Transfira o creme de confeiteiro para uma tigela e deixe esfriar, conservando com um filme plástico em contato.
Uma vez frio, transfira o creme para um saco de confeitar com bico de estrela e comece a montar os cinesini: pegue um disco de massa, recheie com um bico de creme 16 e coloque sobre o creme outro disco de massa 17, pressionando levemente para compactar o doce e para fazer o creme sair levemente 18. Certifique-se de deixar a parte mais lisa dos discos de massa para fora, para uma melhor apresentação estética.
Coloque em um prato o granulado de avelã (ou outra fruta seca, como pistache, amêndoas ou nozes) e decore as bordas dos cinesini, rolando-os no granulado que aderirá ao creme 19. Mantenha os cinesini na geladeira até o momento de servir e antes de levá-los à mesa, polvilhe-os com bastante açúcar de confeiteiro 20. Aqui estão seus cinesini com creme prontos 21!