Clementinas cristalizadas

/5

APRESENTAÇÃO

As clementinas são frutas cítricas muito doces, apreciadas por todos, especialmente pelas crianças, pois não têm sementes incômodas: são frutas híbridas, ou seja, nascidas de um enxerto realizado por volta de 1940, entre laranja e tangerina, portanto, sua real afirmação no mercado é de cerca de 20 ou 30 anos atrás.

Essa relativa juventude das clementinas não permitiu uma rica tradição culinária baseada nessa fruta; aqui está, porém, como é possível aproveitar essa fruta doce e suculenta, criando gomos de clementinas cristalizadas, ótimos para saborear no final de uma refeição ou para acompanhar e decorar vários doces.

INGREDIENTES
Clementinas 12 - não tratadas
Açúcar 650 g
Água 500 ml

Preparo

Pegue 12 clementinas, lave-as, seque-as e corte-as em quatro partes sem remover a casca.
Enquanto isso, prepare uma calda dissolvendo 130 g de açúcar em 500 ml de água, depois despeje as clementinas; leve ao ponto de fervura e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos, depois desligue o fogo e deixe esfriar as clementinas imersas no líquido até o dia seguinte.

No dia seguinte, adicione às clementinas 130 g de açúcar, volte a ferver e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo; deixe esfriar e proceda assim por mais 3 dias, adicionando 130 g de açúcar a cada dia (5 dias de fervura totalizando 650 g de açúcar).

Depois de ferver as clementinas pela última vez, escorra-as da calda restante na panela e coloque-as para secar em uma assadeira (ou em uma grade) por pelo menos 24 horas, de preferência em um local fresco e arejado.

Conselho

As clementinas cristalizadas são uma ótima ideia para saborear no Natal: coloque-as na mesa junto com frutas secas, ou use-as para decorar bolos, tortas, sorvetes, semifrios, etc.…
Você pode conservar as clementinas cristalizadas em potes de vidro por alguns meses.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.