Coroa de Páscoa com cacau

/5

APRESENTAÇÃO

A coroa pascal é um doce típico que vem do Trentino, trata-se de um macio e perfumado pão brioche que é trançado e depois assado em uma fôrma de anel para assumir a característica forma de uma coroa. Amado por sua simples bondade, este fermentado é ideal para múltiplas e deliciosas variações, como a que propomos aqui: a coroa pascal com cacau, perfeita para seus menus de Páscoa. Revistamos o entrelaçamento original tornando-o provocante e colorido: pãezinhos de massa clara alternam-se deliciosamente com outros escuros de cacau amargo que permitem, na ocasião da Páscoa, trazer à mesa a tradição com um toque refinado e original e tornar ainda mais cenográfico seu buffet de doces de Páscoa. Coroa pascal com cacau: e é festa na hora!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa básica (para uma forma de anel de 23 cm de diâmetro)
Leite inteiro 200 ml - em temperatura ambiente
Farinha Manitoba 200 g
Farinha tipo 00 300 g
suco de laranja 50 g
Fermento biológico seco 5 g
Manteiga 50 g - amolecido
Ovos 1 - médio
Açúcar 150 g
Açúcar granulado quanto baste
para a massa com cacau
Cacau em pó amargo 30 g
suco de laranja 30 g
para untar a forma
Manteiga quanto baste

Preparo

Para fazer a coroa pascal, coloque na tigela de uma batedeira planetária equipada com pá as farinhas peneiradas 1, adicione também o açúcar 2, o fermento biológico seco 3

ligue a batedeira e despeje o leite em temperatura ambiente aos poucos 4; separe a gema da clara, reserve esta última (será usada posteriormente para pincelar o doce antes de assar) e despeje na batedeira apenas a gema; uma vez absorvido, adicione o suco de laranja aos poucos 6. Trabalhe até completa absorção.

Neste ponto, substitua a pá pelo gancho 7; ligue novamente a batedeira e adicione a manteiga um pedaço de cada vez, aguardando que cada pedaço seja absorvido antes de adicionar o próximo 8. Continue batendo até que a massa se desprenda das paredes da tigela e grude no gancho 9.

Pegue a massa e forme uma bola, divida-a em duas partes: uma deve ser o dobro da outra 10. Pegue a parte maior e coloque novamente na batedeira, enquanto forma dobras na parte menor, trazendo as pontas da massa para o centro 11; forme então uma bola e coloque-a em uma tigela 12; cubra com filme plástico e deixe crescer em forno desligado com a luz acesa por duas horas ou até dobrar de volume.

Agora retome a parte maior da massa que colocou na batedeira, adicione 30g de cacau 13, ligue a batedeira com o gancho e adicione 30g de suco de laranja aos poucos. Continue amassando até que a massa se grude ao gancho 15, pegue a bola e forme outra bola dobrando as pontas externas para o centro, como fez com a massa clara.

Coloque a massa em uma tigela 16, cubra com filme plástico e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa por duas horas ou até dobrar de volume. Passado o tempo de crescimento, recupere as duas massas fermentadas (17-18);

unte uma fôrma de anel de 23 cm de diâmetro 19, pegue a massa clara e forme um pão de 40 cm 20, agora divida a massa escura em duas partes iguais 21

e forme também desta massa dois pães de 40 cm 22. Una as extremidades dos três pães cuidando para posicionar os dois pães de cacau lado a lado 23; comece a trançá-los alternadamente e puxando-os delicadamente a cada passada, assim para apertá-los bem entre si 24,

uma vez chegado ao final da trança, una as extremidades dos pães fazendo uma leve pressão na massa para selá-los 25: sua trança está pronta 26. Agora você pode colocá-la na fôrma de anel 27, aperte bem as duas pontas e deixe crescer por mais duas horas em forno desligado com a luz acesa.

Passado o tempo de crescimento, retome a coroa de Páscoa fermentada, pincele a superfície com a clara reservada 28, distribua sobre a superfície o açúcar granulado 29 e asse em forno estático pré-aquecido a 160° por 50-55 minutos (se quiser assar em forno ventilado, coloque uma tigelinha de água ao ligar o forno e mantenha a mesma temperatura e tempo indicados para o modo ventilado. Isso serve para criar a umidade certa na câmara de cozimento para que o anel fique igualmente macio). Ao fim do cozimento, desligue o forno e deixe descansar a coroa de Páscoa com cacau na base (fundo) do forno por 10 minutos; depois, retire a coroa de Páscoa com cacau do forno, deixe esfriar; vire-a delicadamente para retirá-la da fôrma e sirva 30!

Conservação

A coroa pascal se conserva sob uma campana de vidro por cerca de 3 dias. Não é recomendada a congelação.

Conselho

É um super guloso? Cubra a coroa pascal com glacê de chocolate, não sobrará nem uma migalha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.