Creme de aipo

/5

APRESENTAÇÃO

Quando chega o inverno e as temperaturas caem, a vontade de saborear um bom prato quente aumenta proporcionalmente... se além disso for saudável, cremoso e aromático, a vontade de degustá-lo é ainda maior após os excessos das festas de Natal! A receita que propomos hoje é a certa para recuperar as energias após um dia frio e cansativo: creme de aipo-rábano! O aipo-rábano, também conhecido como aipo de Verona, é parente próximo do aipo comum, embora sua aparência lembre mais um nabo. A casca enrugada e nodosa esconde uma polpa esbranquiçada de sabor delicado, rica em sais minerais e vitaminas, muito versátil na cozinha. Pensamos em combinar o aipo-rábano com alho-poró e desta união nasceu um creme suave e sedoso, vivificado pelo toque crocante das avelãs torradas e pelo aroma da sálvia... um prato simples de preparar, perfeito para se mimar na intimidade da própria família, mas também adequado para ocasiões mais formais. Experimente o nosso creme de aipo-rábano e descubra que ele merece figurar na lista dos seus comfort foods preferidos para enfrentar o inverno!

INGREDIENTES
Aipo-rábano 2 kg
Alhos-porós 500 g
Água 1 l
Creme de leite fresco líquido 40 g
Nozes inteiras sem pele 30 g
Sálvia 2 ramalhetes
Azeite virgem extra 40 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o creme de aipo-rábano, primeiro limpe os vegetais: lave os alhos-porós em água corrente, elimine a parte verde 1 e a parte com a raiz que está na extremidade oposta, depois faça um corte longitudinal com a faca e remova as folhas externas mais duras 2; finalmente, corte o caule do alho-poró em pedaços de cerca de 2 cm de espessura 3. Você deve obter cerca de 280 g de alho-poró limpo.

Agora passe para o aipo-rábano: lave-o cuidadosamente em água corrente para remover os resíduos de terra, depois retire a casca com a lâmina afiada de uma faca 4 e corte-o primeiro em fatias 5 e depois em pedaços de cerca de 2 cm de espessura 6. Você deve obter cerca de 1,2 kg de aipo-rábano limpo.

Aqueça o óleo em uma panela, adicione as folhas de sálvia (guarde algumas folhas para a decoração final) e deixe que aromatizem o óleo por cerca de 5 minutos em fogo médio-baixo 7, em seguida, remova-as com uma pinça de cozinha 8. Neste ponto, adicione os pedaços de alho-poró 9

e de aipo-rábano 10, aumente o fogo e toste-os por mais 5 minutos, depois adicione a água fria 11, cubra com uma tampa 12 e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, coloque as avelãs descascadas em uma assadeira 13 e toste-as em forno ventilado pré-aquecido a 190° por cerca de 15 minutos ou até que fiquem douradas 14; uma vez torradas, quebre grosseiramente as avelãs esmagando-as com a parte plana da lâmina de uma faca 15.

Finalmente, pique finamente as folhas de sálvia que você tinha reservado 16. Após o tempo de cozimento dos vegetais, desligue o fogo e bata tudo com um mixer de mão 17 até obter uma mistura cremosa 18.

Despeje o creme em uma peneira e coe com a ajuda de uma espátula, para obter uma consistência sedosa 19. Adicione o creme de leite fresco 20 e a noz-moscada ralada 21 e mexa bem.

Agora você pode transferir o creme para um prato fundo 22, decore a superfície com as avelãs torradas 23, adicione um pouco de sálvia picada e uma pitada de pimenta: seu delicioso creme de aipo-rábano está pronto para ser saboreado 24!

Conservação

O creme de aipo-rábano pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. É possível congelar o creme sem as avelãs e a sálvia se você usou ingredientes frescos.

Conselho

O creme geralmente é um prato simples, mas com um pouco de criatividade pode se transformar em um prato gourmet! Alguns exemplos? Decore o creme de aipo-rábano com lâminas de Parmesão, nozes, pistaches ou pinhões e tempere com um fio de azeite cru... você certamente fará sucesso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.