Risoto aos três aipos
- Energía Kcal 641
- Carboidratos g 76.5
- dos quais açúcares g 6.3
- Proteína g 19
- Gorduras g 28.1
- das quais gorduras saturadas g 13.8
- Fibra g 6.2
- Colesterol mg 72
- Sódio mg 969
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O segredo de um ótimo risoto? Ingredientes preciosos, como no Risoto de açafrão ou delícias da estação sabiamente mantecadas como no Risoto de abóbora! Para este prato, no entanto, quisemos homenagear um vegetal muitas vezes usado apenas em refogados ou como aroma, dando-lhe uma nova dimensão, ou melhor... três! Risoto aos três aipos: sim, porque além do comum aipo verde escolhemos o precioso aipo branco e a delicadeza do aipo-rábano. Descubra como enriquecemos esse trio de hortaliças, com notas aromáticas e crocantes que surpreenderão você em uma mistura de sabores inusitada e original, ainda na sua simplicidade. Ingredientes fáceis de encontrar, magistralmente unidos para um resultado cremoso e envolvente: venha descobrir como preparar o risoto aos três aipos e experimente também o Risotto ai porri, saboroso e genuíno!
- INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 320 g
- Aipo-rábano 280 g
- Aipo 30 g
- Aipo branco 30 g
- Alhos-porós 240 g
- Caldo de legumes 1 l
- Manteiga 50 g
- Queijo Taleggio 150 g
- Parmigiano Reggiano DOP 3 colheres
- Vinho branco 40 g
- Avelãs 30 g
- Tomilho quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Mel de castanha alguns - gota
Preparação
Para preparar o risoto aos três aipos, comece limpando-os. Comecemos pelo aipo-rábano; depois de cortá-lo ao meio, descasque-o 1 e corte-o primeiro em fatias 2, depois em tiras e finalmente em cubos de cerca de 1 cm 3. Você obterá 150 g de aipo-rábano limpo e picado.
Em seguida, passe para o aipo clássico e o branco. Com o descascador, elimine a parte superficial onde estão os filamentos 4. Corte em tiras 5 e depois em cubos de cerca de meio centímetro 6.
Como antes, faça o mesmo com o aipo branco, limpando-o e cortando-o em palitos 7 e depois em quadradinhos 8. Para finalizar, passe para a limpeza do alho-poró. Elimine as duas extremidades e faça um corte vertical, assim você pode eliminar as duas primeiras folhas externas. O alho-poró, neste ponto, está limpo, não há necessidade de lavá-lo 9.
Fatie-o obtendo rodelas finas e reserve (você obterá 60 g limpo) 10. Depois, corte o taleggio em cubos e coloque-o na geladeira 11. Antes de passar para o cozimento do arroz, torre as avelãs. Pique-as grosseiramente 12
e depois disponha-as em uma assadeira 13. Torre-as em forno ventilado a 210° por cerca de 8 minutos: tenha muito cuidado para não queimar 14. Neste ponto, você tem tudo o que precisa, vá para o fogão e comece a cozinhar o arroz. Em uma panela, derreta a manteiga e depois adicione os cubos de aipo-rábano 15.
Depois as rodelas de alho-poró, o aipo clássico 16 e o aipo branco 17. Mexa frequentemente deixando refogar por cerca de dez minutos em fogo baixo 18.
Se necessário, você pode adicionar pequenas conchas de caldo de legumes 19. Deixe secar e adicione o arroz, deixando-o torrar por cerca de 3-4 minutos 20. Assim que os grãos estiverem quase transparentes, adicione o vinho branco 21.
Deixe o álcool evaporar e depois adicione o caldo conforme necessário 22, adicione aos poucos até terminar o cozimento; lembre-se de ajustar o sal. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e adicione o taleggio em pedaços 23. Sem mexer, adicione o Parmesão ralado, o tomilho e mais uma concha de caldo 24.
Polvilhe com pimenta 25, cubra com a tampa 26 e deixe assim por cerca de 1-2 minutos. Desta forma, o queijo derreterá sem mexer e os grãos permanecerão inteiros. Após o tempo, retire a tampa, sirva o risoto aos três aipos transferindo-o para cada prato e decorando com as avelãs torradas, um pouco de mel de castanha 27 e ainda algumas folhinhas de tomilho!