Croissants com fermento natural

/5

APRESENTAÇÃO

Quem não ama saborear um bom croissant no café da manhã? Existem infinitas maneiras de dar vida a esses brioches em forma de meia-lua e hoje queremos finalmente apresentar a receita dos nossos croissants com fermento natural! A técnica utilizada é muito semelhante àquela utilizada nos cornetti sfogliati all'italiana, mas neste caso, em vez do fermento biológico, utilizamos o fermento natural, que permitirá que os croissants durem mais tempo e lhes dará um sabor realmente único e um aroma incrível! Os croissants com fermento natural ficarão macios e crocantes e são perfeitos para serem recheados com creme, geleia ou mel. Se prepará-los em casa não parece fácil, recomendamos que desafie a si mesmo... estamos certos de que o resultado irá satisfazê-lo!

Se você procura outros doces para o café da manhã para preparar com fermento natural, experimente estas tranças ou os nossos nós de brioche!

INGREDIENTES

Ingredientes para 15 croissants
Farinha tipo 0 430 g
Farinha Manitoba 100 g
Água 250 g - à temperatura ambiente
Levedura mãe 180 g - (já refrescado há pelo menos 4 horas)
Ovos 60 g - (1 médio)
Açúcar 60 g
Sal fino 12 g
para folhar
Manteiga 300 g
para pincelar
Gemas 1
Leite inteiro 10 g

Preparação

Para preparar os croissants com fermento natural, comece pela massa. Coloque na batedeira a farinha 0, a manitoba 1 e o fermento natural (que deve ser refrescado pelo menos 4 horas antes de usá-lo, para que tenha a força necessária para fermentar a massa. Não mais de 24 horas antes, de qualquer forma) 2. Comece a bater em velocidade média/baixa com o gancho, acrescentando a água aos poucos 3.

Quando a massa estiver lisa e homogênea 4, adicione o ovo levemente batido aos poucos 5, de modo a dar tempo à massa de absorvê-lo gradualmente. No final, quando o ovo estiver completamente absorvido, adicione o açúcar 6.

e o sal 7. Amasse por cerca de 5 minutos, até que sua massa esteja lisa e bem ligada 8. Transfira para uma superfície, modele formando uma esfera 9.

e coloque em uma bandeja, cobrindo com filme plástico 10. Leve à geladeira por 2 horas. Enquanto isso, pegue a manteiga da geladeira e deixe amolecer em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos. Coloque-a entre duas folhas de papel manteiga e, com a ajuda de um rolo, estenda até obter uma espessura de 1-1,5 cm. Você deve obter um quadrado de manteiga de cerca de 20x20cm 11. Neste ponto, mantendo-o no papel manteiga em que foi estendido, leve à geladeira para não correr o risco de aquecer demais. Passadas as 2 horas de descanso, retire da geladeira tanto a massa quanto a manteiga e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Polvilhe a superfície de trabalho com pouquíssima farinha e estenda a massa delicadamente com um rolo 12.

até formar um quadrado de cerca de 30x30cm 13. Certifique-se de que a massa não esteja muito enfarinhada, caso contrário, terá dificuldade em fechá-la após a inserção da manteiga. Neste ponto, coloque o quadrado de manteiga no centro da massa de modo a formar um losango 24. Dobre, em seguida, as extremidades da massa inferior em direção ao centro do bloco de manteiga 15.

juntando as bordas, mas sem sobrepô-las e sele as extremidades com os dedos 16. Neste ponto, estenda-o no comprimento 17, cuidando de alongá-lo apenas de um lado, até obter um retângulo de cerca de 50 cm de comprimento 18.

Faça a primeira dobra em 3 partes, levando a aba superior da massa a 1/3 do retângulo 19. Em seguida, levante a massa inferior e vire-a para cobrir a anterior 20. A primeira dobra está feita. Vire o bloco, posicionando-o com a dobra curta voltada para você, ou seja, a parte onde se vêem as dobras, e estenda novamente 22 até obter sempre um retângulo do mesmo tamanho de antes 21.

Neste ponto, repita a dobra em 3 partes, sempre levando uma aba de massa a 1/3 do retângulo 22 e a outra para cobrir 23. Transfira a massa folhada para uma bandeja, cubra com filme plástico 24 e deixe na geladeira para descansar por 20 minutos 25.

Após os 20 minutos, tire a massa folhada da geladeira e faça a última dobra em 3 partes, como feito anteriormente 25. Coloque novamente na bandeja, cubra com filme plástico 26 e deixe descansar novamente na geladeira, desta vez por 2 horas. Após esse tempo, pegue o bloco e estenda-o, de modo a obter um retângulo de 75 cm de comprimento e 15 cm de largura, com uma espessura de cerca de 2-3 mm 27.

Deste, você deve obter 15 triângulos de 10 cm de base e 15 cm de altura 28. Forme o primeiro croissant: segure firmemente com uma mão a base de um dos triângulos e com a outra mão, estique delicadamente a massa para aumentar seu comprimento em 1/4. Agora, basta enrolar o croissant começando pela base sem apertar nem comprimir muito 29. Prepare assim todos os croissants 30.

e disponha-os gradualmente, com o fechamento voltado para baixo, em uma assadeira, espaçando-os bem entre si 31. Cubra-os com filme plástico 32 e deixe fermentar em temperatura ambiente até que dobrem de tamanho, levará cerca de 5/6 horas 33. Você deve monitorá-los de vez em quando, pois cada fermento natural tem tempos de fermentação diferentes.

Uma vez que tenham crescido, bata uma gema com um pouco de leite 34 e use para pincelar os croissants 35. Asse os croissants com fermento natural em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 20 minutos, na prateleira central do forno. Quando os croissants estiverem bem dourados, poderá retirá-los do forno 36. Deixe esfriar em temperatura ambiente e sirva!

Conservação

Os croissants com fermento natural podem ser conservados em temperatura ambiente, cobertos, por 2 dias, mas recomenda-se consumi-los no mesmo dia.
Uma vez assados, é possível congelá-los. Você também pode congelar os croissants formados e crus, antes da última fermentação: você pode retirá-los do congelador, descongelá-los durante a noite em forno desligado e depois pincelá-los como indicado na receita. Em seguida, asse como indicado. Alternativamente, você também pode congelá-los depois de assados.

Conselho

É muito importante não esperar muito tempo entre uma dobra e outra, pois se a manteiga dentro da massa esfriar muito, pode quebrar quando você estender a massa.

Se você procura uma alternativa sem manteiga, experimente esta receita!

Sugestões e curiosidades

  • É possível utilizar o fermento natural desidratado?

    Infelizmente, não é a mesma coisa. Usar o fermento natural desidratado exigiria rebalancear a quantidade de água e farinha e o resultado pode não ser o mesmo.

  • É necessário o uso de uma batedeira?

    A batedeira não é necessária, mas é uma grande ajuda. Você também pode fazer a massa à mão!

  • Os croissants podem ser aromatizados?

    É possível adicionar ao primeiro preparo raspas de frutas cítricas, baunilha ou canela.

  • Os tempos de fermentação podem ser alterados?

    Para um ótimo resultado, recomendamos respeitar os tempos indicados na receita.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.