Culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul

/5

APRESENTAÇÃO

Os culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul são uma variante saborosa e colorida deste formato de massa recheada típico de Ogliastra. Um prato principal para fazer inteiramente com suas próprias mãos começando da massa fresca de beterraba, que é recheada com batatas cozidas, pecorino e hortelã, lembrando os sabores da receita original. Neste caso, porém, decidimos temperar os culurgiones com um fondue de roquefort, um queijo azul caracterizado por um sabor intenso e marcante que adiciona um delicioso contraste. Se você quer surpreender, os culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul são o prato perfeito para um menu gourmet feito em casa!

Experimente também a variante dos Culurgiones de batatas roxas ou experimente outros formatos de massa com beterraba, como na receita das Tagliatelle de beterraba com aspargos!

INGREDIENTES

Para a massa
Sêmola de trigo duro remacinada 320 g
Beterraba pré-cozida 120 g
Água 80 g
Sal fino 1 pitada
Para o recheio
Batatas amarelas 1 kg
Queijo pecorino sardo 100 g - semicurado
Hortelã 10 folhas
Sal fino quanto baste
Para o molho de queijo azul
Roquefort 160 g
Leite inteiro 80 g
Para completar e decorar
Azeite virgem extra quanto baste
Hortelã quanto baste

Preparação

Para preparar os culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul, primeiro cozinhe as batatas começando com água fria; levará cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho 1. Enquanto isso, prepare a massa: descasque as beterrabas pré-cozidas e coloque-as em um copo 2 junto com a água 3.

Bata com um mixer de imersão para obter um purê liso e homogêneo 4. Disponha a sêmola em uma superfície em forma de montanha, depois despeje o purê de beterraba no centro 5 e adicione uma pitada de sal 6.

Comece a incorporar a farinha misturando com um garfo 7, depois continue com um raspador 8 e, por fim, trabalhe a massa com as mãos 9.

Quando você tiver obtido um bloco liso, elástico e homogêneo 10, envolva-o em filme plástico e coloque-o na geladeira para descansar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, as batatas estarão cozidas, então amasse-as em uma tigela 11. Corte as folhas de hortelã em tiras bem finas 12.

Adicione a hortelã às batatas amassadas 13 junto com uma pitada de sal e o pecorino ralado 14. Misture bem para combinar os ingredientes 15 e reserve.

Retome a massa e divida-a ao meio 16, cuidando para envolver em filme plástico a parte que você não vai utilizar para evitar que resseque. Achate ligeiramente a massa com as mãos e comece a esticá-la com a máquina de massa começando com a espessura maior 17. Dobre a massa ao centro 18 e passe várias vezes, reduzindo gradualmente a espessura.

Quando você tiver obtido uma folha com espessura de 2 mm 19, corte discos usando um cortador de 10 cm de diâmetro 20. Você pode amassar os restos e estender novamente após um breve descanso. Coloque uma bolinha de recheio no centro de cada disco 21.

Dobre o disco ao meio e belisque as bordas começando de uma extremidade 22 até chegar à outra, selando o recheio dentro 23; é normal que no final saia uma pontinha de recheio. À medida que você forma os culurgiones, coloque-os na superfície de trabalho levemente polvilhada com sêmola 24 e reserve por um momento.

Finalmente, dedique-se ao fondue: em uma panela, adicione o roquefort 25 e o leite 26, depois acenda o fogo em chama baixíssima e mexa com um batedor até que o queijo esteja completamente derretido 27.

Você está pronto para cozinhar: leve uma panela de água salgada para ferver, mergulhe cuidadosamente os culurgiones 28 e cozinhe por 3-4 minutos. Quando subirem à superfície, escorra-os e transfira-os para uma frigideira antiaderente, depois adicione um fio de óleo 29 e uma concha da água de cozimento 30. Salteie brevemente para completar, depois você está pronto para servir.

Distribua o molho de roquefort na base do prato 31, depois disponha os culurgiones 32 e decore com as folhas de hortelã. Seus culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul 33!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os culurgiones de beterraba com batatas e molho de queijo azul.

Você pode conservar os culurgiones crus na geladeira por no máximo 2 dias. Como alternativa, você pode congelá-los e depois cozinhá-los diretamente congelados, estendendo o tempo de cozimento por alguns minutos.

Conselho

Se preferir, você pode substituir o roquefort pelo gorgonzola, doce ou picante.

Quando fechar os culurgiones, você pode borrifar as bordas com um pouco de água para fazê-los aderir melhor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.