Tagliatelle de beterraba com aspargos

/5

APRESENTAÇÃO

Damos as boas-vindas à primavera com uma receita incomum, quase fluo: as tagliatelle de beterraba com aspargos. Um delicioso hino à estação do renascimento por excelência, que oferece seus frutos mais tenros e frescos como os aspargos: com sua nuance verde brilhante e sabor marcante, combinam perfeitamente com a massa fresca colorida vivamente com purê de beterraba. Assim, suas tagliatelle de massa fresca de beterraba ganharão vida com um vermelho magenta intenso e surpreendente. O resultado será um prato principal com sabores bem equilibrados que alegrará sua mesa, pintando-a com uma vibrante paleta de deliciosas cores primaveris!

Experimente também os culurgiones de beterraba com batatas e molho azul, outro delicioso prato principal de massa fresca colorida!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Farinha tipo 00 300 g
Beterraba pré-cozida 200 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sêmola quanto baste
Sal fino quanto baste
para o molho
Espargos 350 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Cabra 90 g - semi curado
Brotos de beterraba 20 g

Preparo

Para preparar as tagliatelle de beterraba com aspargos, comece pela massa fresca: pegue a beterraba 1 e corte-a em cubos 2. Coloque-a em uma tigela e bata com o mixer de imersão para obter uma polpa homogênea 3.

Acrescente um fio de azeite 4 e uma pitada de sal. Coloque a farinha 00 em uma tigela 5 e adicione-a aos poucos ao purê de beterraba 6.

Sove à mão para unir os dois ingredientes 7. Assim que a farinha tiver absorvido a beterraba, transfira a massa para uma superfície de trabalho 8 e continue sovando até obter uma massa lisa e elástica 9.

Envolva a massa em filme plástico 10 e deixe descansar por meia hora à temperatura ambiente. Após o tempo de descanso, divida a massa em 4 porções 11 e estenda uma de cada vez com a máquina de macarrão até a penúltima espessura 12, polvilhando com sêmola conforme necessário.

De cada tira, obtenha dois retângulos, polvilhe com um pouco de sêmola, refine as bordas com uma espátula 13 e deixe secar sobre a superfície de trabalho por 5 minutos de cada lado. Após esse tempo, pegue uma tira, dobre uma borda até cerca de dois terços 14 e depois enrole-a 15.

Criando um rolinho bem achatado, garantindo que a abertura fique voltada para cima, para facilitar posteriormente 16. Corte o rolinho em rodelas de cerca de 7 mm 17. Agora, pegue a abertura do rolinho 18.

Desenrole 19 e envolva em torno dos dedos para criar os clássicos ninhos de tagliatelle 20. Enquanto as tagliatelle secam ligeiramente 21, coloque no fogo uma panela cheia de água; quando ferver, adicione sal.

Enquanto isso, prepare o molho: limpe os aspargos, corte as extremidades mais duras 22, descasque a parte final dos caules mais fibrosa 23 e corte-os em rodelas na diagonal 24, deixando as pontas inteiras.

Descasque e fatie finamente o alho 25. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira, acrescente o alho 26 e, uma vez dourado, adicione os aspargos 27.

Ajuste o sal e salteie os aspargos na frigideira por 5 minutos 28. Quando a água que você colocou para aquecer atingir o ponto de ebulição, cozinhe por poucos instantes os ninhos de tagliatelle 29 e depois escorra-os com uma escumadeira diretamente na frigideira 30.

Apague o fogo e misture as tagliatelle com metade da quantidade de queijo de cabra 31. Distribua as tagliatelle nos pratos e complete cada porção com pedaços de queijo de cabra, brotos de beterraba 32 e uma pitada de pimenta a gosto 23. Suas tagliatelle de beterraba com aspargos estão prontas para serem servidas 33!

Armazenamento

Recomenda-se consumir imediatamente as tagliatelle de beterraba com aspargos. Você pode congelar as tagliatelle ainda cruas. Para congelar, coloque os ninhos de massa em uma bandeja, bem espaçados, e depois coloque-os no congelador para endurecer por algumas horas. Quando estiverem bem endurecidos, distribua-os em sacos plásticos e coloque-os novamente no congelador. Você poderá cozinhar as tagliatelle diretamente congeladas.

Dica

Como alternativa ao queijo de cabra, você pode usar outro queijo fresco como a robiola ou o stracchino.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.