Fette biscottate

/5

APRESENTAÇÃO

Você prefere brioche, croissant ou torradas com geleia? Já se perguntou qual é o sabor das torradas feitas em casa? Absolutamente vale a pena experimentar: saborosas e crocantes, desfrute delas com suas geleias caseiras (desde as mais clássicas até a incomum de abacaxi) e você não conseguirá mais viver sem elas.
Esta receita envolve a preparação de um pão brioche em uma forma de bolo inglês; uma vez assado, o pão brioche será cortado em fatias típicas para tostar no forno, obtendo assim a dupla cocção, daí o nome torradas, ou seja, assadas duas vezes.
Outras variações desta receita incluem o uso de óleo em substituição à manteiga e mel para adoçar no lugar do açúcar.
Embora a execução demore um pouco, você terá a vantagem de poder conservar suas torradas em um recipiente de lata por mais de uma semana, preservando assim sua característica crocância.

INGREDIENTES

Ingredientes para 15 fette biscottate
Farinha tipo 00 150 g
Farinha Manitoba 350 g
Manteiga 150 g - em temperatura ambiente
Leite inteiro 125 ml
Ovos 2
Gemas 1
Fermento biológico seco 4 g
Água 50 ml
Açúcar 20 g
Sal fino 8 g
para pincelar
Ovos 1

Preparo

Para preparar as torradas, pegue a tigela de uma batedeira com o batedor folha, peneire as farinhas 1, dissolva o fermento na água morna (alternativamente, você pode usar 15 g de fermento biológico fresco) 2 e adicione às farinhas 3; se você não tiver uma batedeira, pode amassar à mão, ajudando-se inicialmente com um garfo para misturar as farinhas com os líquidos).

Adicione também os ovos batidos 4, o açúcar 5 e o leite morno 6. Amasse bem por cerca de 15 minutos, até obter uma massa homogênea. Se necessário, pare e vire a massa várias vezes.

Neste ponto, substitua o batedor folha pelo gancho 7 e adicione o sal e a manteiga amolecida, um cubo de cada vez 8, esperando que o primeiro seja absorvido antes de adicionar o próximo. Quando a massa estiver lisa e elástica (demorará cerca de 20 minutos) 9

forme uma bola 10, coloque-a em uma tigela coberta com filme plástico por 30 minutos no forno desligado (a temperatura deve ser de aproximadamente 25°-26°C). Após este tempo, forre uma forma de bolo inglês de 28 x 11 (h 7 cm) com papel manteiga 11, unte levemente a forma e corte um retângulo de 28 x 11 cm, que cobrirá o fundo da forma, e uma tira de 7 cm de altura e 78 cm de comprimento para as laterais, faça o papel manteiga aderir bem à forma para evitar a formação de dobras. Pegue a massa novamente, achate-a com as mãos e enrole-a em si mesma. Coloque na forma 12 e deixe crescer no forno desligado com a luz acesa

até que a massa atinja a borda da forma 13 (vai demorar cerca de 50 minutos). Por fim, pincele a massa com o ovo batido 14 e asse em forno já aquecido a 180°C por 40 minutos. Deixe esfriar, desenforme e deixe esfriar em uma grade 15.

Depois de frio, corte em fatias 16 de cerca de 1/2 cm (ou 1 cm, dependendo do gosto), coloque-as em uma assadeira coberta com papel manteiga 17 e asse em forno estático já aquecido a 150°C por cerca de 1h, ou em forno ventilado a 130°C por 45 minutos ou até que estejam secas e tenham atingido uma cor marrom 18. Retire do forno, deixe esfriar em uma grade. Suas torradas estão prontas para serem saboreadas com as geleias de sua preferência!

Conservação

Se bem conservadas, as torradas podem durar mais de uma semana. Deixe esfriar bem e depois coloque-as em um local fresco e seco em uma caixa de lata.

Curiosidade

As torradas surgiram como simples fatias de pão tostado que eram consumidas nos navios, sendo um produto de longa duração, muito nutritivo e digerível, por esse motivo eram chamadas de "biscoitos da saúde".

Conselho

Essas torradas são espetaculares, eu juro: sou louca por elas e de vez em quando as tempero também com sementes de linhaça ou gergelim, deliciosas!!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.