Focaccia de Carnaval

/5

APRESENTAÇÃO

No Carnaval vale tudo... e também todo excesso! Mas você já se perguntou por quê? O motivo está na etimologia da palavra que deriva de "carnem levare", ou seja, eliminar a carne, e indicava antigamente o tradicional banquete da Terça-feira Gorda durante o qual se podia saborear à vontade pratos calóricos em vista das privações ditadas pelo posterior período da Quaresma. Além dos típicos doces fritos, era comum preparar pratos salgados substanciais como a focaccia de Carnaval que lhe propomos aqui. Esta focaccia, difundida em algumas zonas de Salento com as devidas variações, é feita com carne de porco guardada dentro de uma macia massa tipo pizza rústica. Para enriquecer o recheio, há também cebolas, tomates e mussarela, uma mistura de sabores simples e atemporais que satisfará corpo e espírito, exatamente como manda a tradição! Convide os amigos fantasiados para festejar e saborear juntos a focaccia de Carnaval, obviamente cortada em porções generosas... por um dia não há regra que resista, especialmente à mesa!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa para uma assadeira redonda de 28,5 cm (medida na base)
toda farinha de trigo 600 g
Farinha tipo 00 100 g
Água 410 g
Azeite virgem extra 50 g
Fermento biológico fresco 7 ½ g
Sal fino 10 g
Para o recheio
Xícara de porco 400 g
Mozzarella 300 g - muçarela
Tomates pelados 120 g
Queijo pecorino 70 g - para ralar
Cebolas brancas 1 - pequena
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para pincelar
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar a focaccia de Carnaval, primeiro prepare a massa: esfarele o fermento fresco em 220 g de água morna 1 e misture com uma colher de chá para dissolvê-lo completamente, depois despeje o líquido em uma tigela grande. Adicione a farinha de semolina 2 e comece a amassar com as mãos, despejando gradualmente a água restante 3.

Adicione também a farinha 00 4, o sal 5 e o óleo 6, continuando a amassar.

Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados 7, transfira a massa para a superfície de trabalho e continue a trabalhar até obter uma massa lisa e homogênea, à qual você dará a forma de uma bola 8. Coloque a massa em uma tigela grande, cubra com filme plástico 9 e deixe crescer por cerca de 3 horas à temperatura ambiente.

Enquanto isso, você pode cuidar do recheio: corte a carne de porco em cubos (10-11) e corte a cebola em fatias finas 12.

Aqueça o óleo em uma frigideira, adicione a cebola 13 e deixe dourar por alguns minutos, depois adicione a carne 14 e deixe dourar em fogo alto por dois minutos, mexendo sempre. Neste ponto, adicione também os tomates pelados 15, sal, pimenta e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos: tenha cuidado para não cozinhar demais a carne para evitar que endureça.

Quando o recheio estiver cozido, transfira-o para uma tigela com uma escumadeira para eliminar o excesso de líquido 16 e deixe esfriar 17. Finalmente, corte a mussarela em cubos irregulares 18 e reserve; se estiver muito aquosa, deixe escorrer em uma peneira até o momento de usar.

Após o tempo de crescimento, a massa terá dobrado de volume 19. Transfira-a para a superfície de trabalho levemente enfarinhada e divida em 2 partes iguais 20. Estenda as 2 porções de massa com um rolo até atingir uma espessura de cerca de 3 mm 21.

Unte uma forma com diâmetro de 28,5 cm (medido na base) e 32,5 cm (medido na superfície) 22 e forre-a com uma das porções de massa, fazendo-a aderir bem à base e às bordas 23. Adicione o recheio de carne e tomate 24,

os cubos de mussarela 25, o Pecorino ralado 26 e a pimenta-do-reino moída 27.

Coloque a segunda porção de massa sobre o recheio de modo a cobrir totalmente a forma 28 e elimine o excesso de massa com uma faca 29. Sele as bordas beliscando a massa inferior com a superior e dobrando-a para dentro, criando assim um bonito detalhe decorativo 30.

Depois de selá-la, unte a superfície da focaccia com um pincel 31 e leve ao forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 45 minutos. Uma vez cozida, retire do forno 32 e deixe amornar, depois a sua rica focaccia de Carnaval está pronta para ser servida 33!

Conservação

A focaccia de Carnaval pode ser conservada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 3 dias. Você pode congelá-la após assada e completamente resfriada.

Conselho

Se desejar, você pode substituir os tomates pelados por tomates frescos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.