Gallo pinto

/5

APRESENTAÇÃO

O café da manhã é a refeição mais importante do dia e em alguns países é composto por pratos muito substanciais e completos, como na tradição costarriquenha. O gallo pinto, de fato, é uma receita típica da Costa Rica e da Nicarágua à base de arroz e feijão, geralmente servido acompanhado de ovos, mas também creme azedo muito denso, pão ou tortillas, peixe ou frango, dependendo se é apreciado no café da manhã ou em outros momentos do dia. Uma das melhores qualidades de arroz para esta preparação é o Thaibonnet que apresenta grãos alongados, adequados para permanecerem separados durante o cozimento, mas nós utilizamos o arroz Basmati, de consistência semelhante e mais fácil de encontrar no mercado!

INGREDIENTES
Feijão vermelho pré-cozido 300 g
Arroz basmati 250 g
Cebolas roxas 1
Óleo de milho 35 g
Água 125 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o gallo pinto, comece limpando e picando finamente a cebola 1. Despeje o óleo de sementes em uma panela grande (reserve uma colher de chá) 2, depois adicione a cebola picada 3.

Adicione metade da quantidade de água 4 e deixe a cebola amolecer em fogo baixo. Depois, toste o arroz por alguns minutos (5-6),

em seguida, escorra o líquido de conservação dos feijões vermelhos 7 e adicione 125 g ao arroz 8, junto com a quantidade restante de água 9.

Cubra e deixe cozinhar em fogo bem baixo por pelo menos 15-20 minutos 10. Em uma tigelinha, tempere os feijões com alho, uma colher de chá de óleo de sementes e sal (11-12).

Assim que o arroz estiver pronto, desligue o fogo e solte os grãos com um garfo, em seguida adicione os feijões 13; misture com uma espátula 14 e transfira o gallo pinto para um prato de servir 15! Você pode apreciá-lo sozinho ou acompanhado de ovos, frango, peixe ou tortillas.

Conservação

Conserve o gallo pinto na geladeira em um recipiente hermético por 1-2 dias.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Se encontrar, você pode usar o arroz Thaibonnet, usar feijões pretos no lugar dos vermelhos e aromatizar a preparação com coentro!

Curiosidade

O nome do prato "gallo pinto" teria origem em outro significado do termo gallo, ou seja, "tortilla". Originalmente, de fato, a tortilla era usada no lugar do prato em que se comia. Enquanto uma das lendas em torno do gallo pinto conta sobre um rico senhor de San José que convidou muitas pessoas por ocasião de uma festa local, sacrificando um galo pintado, malhado, que ele havia engordado por vários meses. Mas o galo não foi suficiente para todos e para satisfazer os convidados foi servido também arroz com feijão. Daí a piada irônica do dia seguinte em que as pessoas que participaram da festa perguntavam umas às outras: “Você comeu o gallo pinto do Don Bernabé?”

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.