Sorvete de ricota
- Energía Kcal 509
- Carboidratos g 59.6
- dos quais açúcares g 59.6
- Proteína g 15.2
- Gorduras g 21.4
- das quais gorduras saturadas g 11.91
- Fibra g 0.1
- Colesterol mg 337
- Sódio mg 116
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
- Notas mais algumas horas para escorrer a ricota e 4 horas para firmar o sorvete na geladeira
APRESENTAÇÃO
Os sabores do sorvete nunca deixam de surpreender! Muitas vezes, novos são experimentados, enquanto outros têm origens muito antigas. É o caso do sorvete de ricota, como nos explicou nossa blogueira Monica do blog Uma bióloga na cozinha, que hoje veio nos mostrar como se prepara. Parece que essa sobremesa tem origens ligadas às atividades de pastoreio no Agro Romano e aos ingredientes que os pastores podiam obter facilmente.
Na base da receita está a escolha da ricota, a romana que é ligeiramente mais granulosa e magra em comparação com as outras. A ricota é combinada com um creme de gemas e açúcar de confeiteiro aromatizado com rum, marsala ou o aroma que desejar!
O sorvete pode ser servido de várias maneiras, por exemplo, é ideal para rechearMaritozzi, os tradicionais doces do Lazio!
Descubramos com Monica e Sonia como preparar e decorar de maneira deliciosa este sorvete de ricota!
- INGREDIENTES
- Ricota de ovelha 500 g
- Açúcar de confeiteiro 200 g
- Gemas 4 - médias, bem frescas
- Rum 30 ml
- Gotas de chocolate amargo quanto baste - (opcional)
Preparação
Para preparar o sorvete de ricota, comece pela própria ricota. Coloque a ricota na geladeira para escorrer em uma peneira de malha fina com uma tigelinha embaixo e cubra com filme plástico. Você pode fazer isso na noite anterior ou algumas horas antes da preparação para tirar o soro excessivo da ricota. Em seguida, peneire a ricota com uma peneira e a ajuda de uma espátula 1 ou com as costas de uma colher e recolha em uma tigelinha 2. Repita a operação pelo menos 3 vezes peneirando a ricota com a espátula e a peneira para torná-la mais cremosa 3. Uma vez peneirada, reserve.
Então, continue com a preparação. Para o sorvete de ricota usam-se ovos crus. Se quiser, você pode pasteurizá-los consultando o procedimento da Escola de cozinha, clicando aqui: Como pasteurizar os ovos. Comece a bater as gemas com o açúcar de confeiteiro: coloque as gemas em uma batedeira (ou em uma tigela grande se usar um batedor elétrico ou um batedor manual) e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado 4. Em seguida, bata os ingredientes até obter um creme claro e espumoso 5. Depois, adicione o rum (ou o marsala), continuando a bater muito delicadamente a mistura 6.
Agora, retome a ricota peneirada e adicione ao creme 7; bata por mais alguns minutos para obter um resultado cremoso 8. Agora que a massa está pronta, transfira para uma tigela e cubra com filme plástico 9. Coloque a tigela na geladeira por pelo menos 4 horas, para que o sorvete solidifique. Para uma mistura mais granulosa e encorpada, você pode bater as gemas e o açúcar com um batedor e adicionar a ricota e o aroma escolhido à mão, mexendo com uma espátula.
Passado o tempo necessário, retire a tigela da geladeira e sirva o sorvete nas taças 10 com uma colher de chá ou com um saco de confeitar com bico liso. Você pode decorar seu sorvete de ricota com gotas ou lascas de chocolate (11-12), ou pode decorá-lo de acordo com o gosto dos seus convidados: com granulado de avelãs, biscoitos inteiros ou picados, folhas de hortelã ou acompanhá-lo com frutas frescas! Como alternativa, para uma consistência de "semifreddo" você pode criar uma mistura mais granulosa e cremosa como indicado na segunda sequência: forre formas com papel manteiga molhado, preencha com o creme obtido e coloque na geladeira cobertos com filme plástico para que solidifiquem. Passado o tempo necessário, desenforme-os virando sobre pratinhos de sobremesa!