APRESENTAÇÃO

Os maritozzis são pãezinhos doces, macios e deliciosos, recheados com chantilly, típicos da culinária romana, servidos no café da manhã em todos os bares da Capital e arredores. A massa dos maritozzis é enriquecida com pinhões, passas e casca de laranja cristalizada e, uma vez cozidos, estes docinhos macios são pincelados com uma calda doce de água e açúcar.
Depois de esfriar, você deve cortar os maritozzis no centro ou levemente de lado e recheá-los com bastante chantilly.
Os maritozzis tornarão seus cafés da manhã realmente irresistíveis!

INGREDIENTES

Ingredientes para 12 maritozzi
Farinha Manitoba 500 g
Água 250 ml - morna
Ovos 2 - médias
Fermento biológico seco 4 g
Óleo de milho 85 g
Sal 6 g
Açúcar 95 g
Malte 1 colherinha
Uva passa 30 g
Pinhões 30 g
Laranja cristalizada 30 g
Casca de limão 1
para glaciar
Açúcar 150 g
Água 100 g
para rechear
Creme de leite fresco líquido 500 ml
Açúcar de confeiteiro 40 g

Preparação

Para preparar os maritozzis, dissolva o fermento desidratado (ou 12 gr de fermento biológico fresco) em um pouco de água morna 1, adicione uma colher de chá de malte 2 e misture bem. Coloque a farinha manitoba em uma tigela, junto com o açúcar, formando um buraco no centro onde você irá derramar o fermento e o malte dissolvidos juntos 3, que você irá misturar um pouco com a farinha.

Na água morna restante, adicione o sal 4, o óleo de sementes 5 e a casca ralada de limão 6 e misture.

Despeje o líquido obtido aos poucos sobre a farinha e amasse com as mãos, fazendo movimentos amplos e rápidos 7. Enquanto isso, separe as gemas das claras, que você irá reservar, e adicione somente as gemas à massa 8. Continue amassando 9, por pelo menos 6-7 minutos, até que a massa fique bem compacta.

Enquanto isso, coloque as passas de molho em água fria por 10 minutos 10, esprema ou deixe escorrer em uma peneira e seque com um pano. Adicione as passas, os pinhões 11 e a casca de laranja cristalizada (ou a casca ralada de 1 laranja) à massa e continue amassando até que os pinhões, as passas e a laranja sejam incorporados na massa. Coloque a massa dos maritozzis em uma tigela enfarinhada 12, cubra com filme plástico e deixe crescer por pelo menos 2 horas no forno desligado (você pode deixar apenas a luz acesa para acelerar a fermentação).

Quando a massa dos maritozzis tiver dobrado de volume 13, transfira para uma superfície de trabalho enfarinhada e divida em 12 pedaços de aproximadamente 85-90 gramas cada (14-15).

Dê a cada pedaço uma forma redonda bem fechada na parte inferior 16, coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e cubra-os com filme plástico 17, deixando-os crescer por meia hora. Após esse tempo, dê a eles uma forma um pouco alongada 18

e pincele-os com as claras que você reservou 19. Cubra-os novamente com filme plástico e deixe-os crescer pela última vez por mais uma hora. Enquanto os maritozzis crescem, prepare a calda de açúcar, que será usada para pincelar, colocando em uma panela o açúcar e a água 20. Deixe o açúcar derreter bem até que o líquido fique transparente 21 e deixe esfriar. Agora que os maritozzis terminaram de crescer, asse-os em forno quente a 180 graus por 18 minutos.

Bata o creme de leite em ponto de neve firme em uma batedeira junto com o açúcar de confeiteiro (22-23). Quando seus maritozzis estiverem bem dourados na superfície, retire-os do forno e, ainda quentes, pincele-os com a calda de açúcar 24.

Uma vez frios, faça um corte no centro de cada maritozzo 25 e recheie cada um com montinhos de chantilly que você terá transferido para um saco de confeitar (26-27). Aqui estão seus maritozzis prontos para serem servidos (e devorados)!

Conservação

Os maritozzis uma vez cozidos podem ser conservados, sem recheio, sob uma campana de vidro por alguns dias ou podem ser congelados individualmente em uma bandeja, para que não grudem entre si e depois transferidos para um saco de freezer. No momento de servi-los basta recheá-los com chantilly.

Conselho

Se não gostar de pinhões ou passas ou casca de laranja cristalizada, você pode omiti-los na preparação e fazer pãezinhos doces. Como alternativa ao malte, você pode usar a mesma quantidade de açúcar.

Curiosidades

Os maritozzis são uma sobremesa típica do Lácio e têm origens muito antigas: já presentes na época dos Romanos como pãezinhos enriquecidos com mel e passas, na Idade Média eram consumidos durante a Quaresma.
O nome deriva de “marido” e está ligado a duas tradições diferentes: a primeira queria que os jovens dessem, na primeira sexta-feira de março, um maritozzo à sua noiva prometida; a segunda queria, em vez disso, que fossem as moças em idade de casar a prepararem os maritozzis: aquela que sabia fazer os melhores era cortejada pelos jovens mais bonitos do vilarejo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.