Geleia de figo e baunilha

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de figos e baunilha é feita para manter viva a lembrança dos sabores de verão mesmo no inverno. A melhor época para prepará-la é certamente o final do verão... os últimos dias de agosto, de fato, são o momento em que esta fruta fantástica, em forma de gota, está no auge da sua maturação. Para capturar toda a sua doçura e conservá-la na despensa até o inverno, os figos maduros são o ingrediente fundamental. Seja espalhada sobre uma fatia de pão torrado, como acompanhamento para uma tábua de queijos ou como recheio para sua torta, esta geleia irá deliciá-lo em qualquer momento do dia. A produção caseira é sempre a melhor, façam também vocês a geleia de figos e baunilha para ter sempre à disposição um produto genuíno que guarda todo o sabor das frutas de verão!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 1800 g de geleia
Figos 1900 g
Açúcar 800 g
Fava de baunilha 1
Limões 1 - (o suco mais a casca)
Água 80 g

Preparação

Para preparar a geleia de figos e baunilha, comece com a sanitização dos potes e das tampas que servirão para conservar a geleia, seguindo as diretrizes indicadas pelo Ministério da Saúde no final da receita. Lave os potes em água corrente 1 e coloque-os dentro de uma panela grande. Coloque panos de prato entre os vários potes para evitar possíveis choques durante a fervura. Encha com água até cobrir completamente os potes 2 e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos, depois coloque também as tampas e deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar assim. Uma vez frios, retire os potes e deixe-os secar completamente sobre um pano de cozinha limpo 3.

Lave delicadamente seus figos e descasque-os 4, corte-os em 4 5 e coloque-os em uma panela grande junto com a água 6 e leve à fervura.

Enquanto isso, com a ajuda de um descascador de batatas, descasque o limão 7, reservando a casca, e extraia o suco, filtrando-o 8. Neste ponto, faça uma incisão na fava de baunilha e raspe as sementes usando uma faca afiada 9.

Assim que a mistura de figos atingir a fervura 10 adicione o açúcar, o suco de limão 11, a casca, a fava de baunilha e suas sementes 12.

Misture tudo e continue cozinhando 13 até que a geleia atinja a temperatura de 104° (use um termômetro de cozinha para medir a temperatura correta). Durante este tempo, use uma escumadeira para eliminar a espuma que se formará na superfície 14, para obter uma compota brilhante, uma vez resfriada. Assim que atingir a temperatura correta, retire a geleia do fogo e elimine a fava de baunilha 15.

Deixe amornar até que se forme uma leve película na superfície, depois misture-a e encha os potes sanitizados, usando uma concha ou o funil apropriado para geleias 16. Encha os potes, cuidando para deixar 1 centímetro da borda e feche bem as tampas sem apertar muito 17. Deixe esfriar 18. Com o calor da geleia, formará-se o vácuo, que permitirá conservar o produto por muito tempo. Quando os potes tiverem esfriado, verifique se o vácuo foi formado corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado. Sua geleia de figos e baunilha está pronta para ser apreciada!

Conservação

A geleia de figos e baunilha se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido formado corretamente e os potes sejam armazenados em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos um mês antes de consumir a geleia. Uma vez aberto, cada pote deve ser guardado na geladeira e consumido em 3-4 dias no máximo.

Conselho

Se você quiser obter uma geleia de figos e baunilha mais lisa, sem pedaços de fruta, bata a mistura antes de encher os potes!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as instruções de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação de conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.