Nhoque de batata
- Fácil
- 60 min
- Kcal 474
O ritual de domingo se repete sempre igual: a água ferve na panela e todos aguardam na mesa com impaciência que os nhoques subam à superfície. Os bons nhoques, é claro, aqueles feitos em casa pelas mãos experientes das mães que guardam todos os segredos para obter a consistência certa e dar uma forma perfeita. Bastam poucos minutos de cozimento, o tempo suficiente para eles subirem, para depois mergulhá-los sem hesitação no molho do momento: um Molho de tomate fresco com manjericão, um cremoso Nhoque aos 4 queijos ou um ragù estimulante e incomum com um toque agridoce como o que propomos hoje com os nhoques com linguiça e maçãs, um prato principal realmente apetitoso. Linguiça e maçãs: salgado e doce juntos para um molho único e especial que irá surpreendê-lo agradavelmente na primeira mordida. A tradição temperada com um toque de fantasia enriquecerá seus menus de inverno!
Para preparar os nhoques com linguiça e maçãs, comece cozinhando as batatas: depois de lavá-las, coloque-as para cozinhar em uma panela e leve a água para ferver, depois cozinhe por mais 30-40 minutos 1, dependendo do tamanho delas (para reduzir o tempo, você pode cozinhar na panela de pressão). Descasque-as ainda quentes e logo depois amasse-as com o amassador de batatas sobre a farinha que você distribuiu em forma de fonte na bancada 2. Adicione o ovo no centro 3,
uma pitada de sal 4 e aromatize com a melhorana picada 5. Amasse os ingredientes até obter uma massa compacta, mas ainda macia 6.
Retire uma pequena porção de massa 7 e estenda-a com as pontas dos dedos para obter rolinhos com cerca de 2 centímetros de espessura 8; para fazer isso, polvilhe a bancada com sêmola de vez em quando. Enquanto isso, cubra a massa restante com um pano para evitar que seque. Coloque um pano sobre uma bandeja e polvilhe com sêmola 9.
Corte os rolinhos em pedaços 10 e passe-os sobre uma tábua de nhoque, fazendo uma leve pressão com o polegar para obter a forma típica 11. Conforme você molda os nhoques de batata, coloque-os na bandeja, bem espaçados entre si 12. Depois de prontos, deixe-os descansar na geladeira.
Agora prepare o ragù: retire a pele da linguiça 13 e corte-a em pedaços grosseiros 14. Lave e corte as maçãs primeiro ao meio 15 e depois em quartos,
remova o miolo 16, então corte as maçãs em pedaços de tamanho médio e bastante irregulares 17. Reserve as maçãs. Doure a linguiça por alguns minutos em uma panela com um fio de azeite 18.
Uma vez que a linguiça estiver bem dourada, adicione as sementes de erva-doce 19, os pedaços de maçã 20 e misture tudo, dourando em fogo médio; em seguida, adicione a cerveja 21.
Deixe evaporar, sempre tendo o cuidado de mexer de vez em quando, e quando a parte alcoólica tiver evaporado, salgue e apimente a gosto. Adicione 40 g de água 22, abaixe o fogo e cozinhe com a tampa por cerca de 15 minutos 23. Enquanto isso, coloque a água para ferver em uma panela grande e adicione sal quando ferver (será usada para cozinhar os nhoques). Após os 15 minutos, retire a tampa e cozinhe pelo tempo restante em fogo médio (cerca de dez minutos). Cozinhe seus nhoques 24
e conforme eles começarem a subir à superfície, escorra-os diretamente no ragù 25 (tenha o cuidado de reservar uma concha da água de cozimento dos nhoques). Salteie-os brevemente na panela, misturando-os ao ragù com um pouco de água de cozimento, se necessário 26, e sirva os nhoques com linguiça e maçãs bem quentes 27.