Gnudi de couve negra

/5

APRESENTAÇÃO

A couve preta é um ingrediente que se encontra frequentemente nos pratos principais da culinária toscana, por exemplo, na famosa ribollita. Nesta receita, utilizamos para criar uma variação de outra especialidade típica: os gnudi de couve preta! Os gnudi são nhoques à base de ricota e espinafre, geralmente servidos com manteiga e sálvia. Nós, no entanto, optamos por um molho de cogumelos com a adição de um cremoso fondue de Parmigiano... uma ideia saborosa que tornará os gnudi de couve preta ainda mais irresistíveis. Perfeitos para a estação de inverno, eles farão você apreciar os sabores típicos da tradição, mas com um toque extra de criatividade!

Não perca também estas variações regionais: os strangolapreti alla trentina e os malfatti bresciani!

INGREDIENTES

Para cerca de 16 gnudi
Couve negra 700 g - (para limpar)
Ricota de vaca 280 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - (para ralar)
Farinha tipo 00 45 g
Ovos 1
Noz-moscada quanto baste
Água quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para os cogumelos
Cogumelos mistos 500 g - cardoncelli, pioppini)
Alho 1 dente
Manteiga 20 g
Manjerona quanto baste
Sálvia quanto baste
Salsa quanto baste - (para picar)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para a fonduta
Creme de leite fresco líquido 350 g
Parmigiano Reggiano DOP 250 g - (para ralar)
Para cozinhar os gnudi
Manteiga 100 g
Sálvia quanto baste

Preparação

Para preparar os gnudi de couve preta, primeiro limpe a couve preta: separe as folhas dos talos 1, depois coloque as folhas em uma panela grande 2 com um pouco de água 3.

Cubra com a tampa 4 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo 5, transfira a couve preta para um escorredor e deixe esfriar 6.

Enquanto isso, cuide dos cogumelos: limpe e corte grosseiramente os cardoncellos 7 e os pioppini 8. Em uma frigideira, derreta a manteiga no óleo 9.

Tempere com as ervas aromáticas 10 e o dente de alho com casca 11, depois adicione os pioppini 12.

Adicione também os cardoncellos 13, salgue e tempere com a salsinha picada 14, depois cozinhe em fogo médio-baixo por 4-5 minutos, mexendo frequentemente 15; os cogumelos devem ficar ainda ligeiramente crocantes. Uma vez cozidos, remova o alho e reserve.

Passe para o fondue: coloque em uma panela o creme de leite fresco 16 e o Parmigiano Reggiano DOP ralado 17, mexa com um batedor e deixe engrossar em fogo médio-baixo por alguns minutos, até atingir a consistência desejada 18. Para obter um molho como o nosso, recomendamos atingir 60-65°C. Reserve.

Volte à couve preta e esprema bem com as mãos para eliminar o excesso de líquido 19, depois pique finamente com uma faca 20. Transfira a couve preta picada para uma tigela grande e adicione a ricota 21.

Adicione o Parmigiano Reggiano DOP ralado 22, o ovo 23 e a farinha 24.

Tempere com sal 25, pimenta e noz-moscada 27, depois misture o composto amassando com um garfo 27.

Retire porções do composto com uma colher e, com a ajuda de outra colher, forme quenelles 28 e coloque-as em uma bandeja 29. Enquanto isso, leve uma panela com água salgada a ferver e derreta a manteiga com a sálvia em uma frigideira grande em fogo baixo 30.

Imersa os gnudi na água com leve fervura, tendo o cuidado de manuseá-los com cuidado, pois são muito macios e delicados 31. Depois de escaldá-los, escorra delicadamente os gnudi e transfira-os para a frigideira com o molho 32. Deixe tomar sabor em fogo baixo por alguns minutos, regando-os com a manteiga aromatizada 33.

Coloque os gnudi no prato, depois tempere com os cogumelos 34 e com o fondue 35. Seus gnudi de couve preta estão prontos para serem servidos 36!

Conservação

Os gnudi de couve preta devem ser consumidos preferencialmente assim que feitos. Se necessário, você pode armazená-los na geladeira por um dia, em um recipiente hermético.

Você pode preparar os gnudi antecipadamente e armazená-los crus na geladeira cobertos por no máximo 12 horas. Como alternativa, você pode congelá-los por cerca de 1 mês e cozinhá-los ainda congelados.

Dica

Não jogue fora os talos da couve preta: eles podem servir para fazer um bom caldo de legumes, por exemplo!

Se a ricota que você usa for aguada, é preferível deixá-la escorrer em uma peneira antes de adicioná-la ao composto.

A massa dos gnudi de couve preta é muito macia, por isso é importante manuseá-los delicadamente e cozinhá-los em fogo baixo para evitar que se desfaçam.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.