Salada de macarrão com pêssegos

/5

APRESENTAÇÃO

No verão, a pausa para o almoço se torna fresca e leve, com pratos frios. As alternativas mais populares e eternas são sempre estas: salada, salada de frutas ou macarrão frio... mas se você também às vezes não sabe o que escolher, pensamos em tirar você dessa dúvida com um prato que reúne todos os três! A salada de macarrão com pêssegos é um delicioso prato principal de verão para saborear na praia ou no escritório, que combina ingredientes típicos das saladas, como feta, azeitonas, tomates e rabanetes, com farfalle frios e... suculentos pêssegos! Tudo temperado com um agridoce vinagrete. Ficou curioso? Temos certeza de que a degustação dissipará qualquer dúvida! A doçura polpuda dos pêssegos combina perfeitamente com o bom sabor do macarrão de trigo duro, e as notas picantes dos rabanetes se destacam deliciosamente em meio às saborosas do feta e das azeitonas e às totalmente mediterrâneas dos tomatinhos e do manjericão. Uma explosão de cores e sabores do verão, que o fará se sentir imediatamente de férias!

Se você quiser experimentar outros pratos principais à base de frutas, experimente os fusilli com amoras!

INGREDIENTES

Ingredientes para a salada de macarrão
Borboletas 320 g
Tomates datterini 250 g
Rabanetes 40 g
Pêssegos 200 g
Azeitonas pretas 45 g - em rodelas
Manjericão 12 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Feta 100 g
Para o vinagrete
Azeite virgem extra 20 g
Vinagre balsâmico 5 g
Mostarda 2 g

Preparo

Para preparar a salada de macarrão com pêssegos, comece cortando todos os ingredientes. Primeiro, corte o feta em cubos de cerca de meio cm 1, depois corte os tomatinhos em fatias no sentido do comprimento 2 e depois em pequenos pedaços 3.

Passe para os rabanetes: remova as extremidades e eventuais folhas 4 e proceda cortando-os ao meio, obtendo bastões 5 e finalmente cortando os bastões para obter pequenos cubos 6.

Dedique-se ao pêssego: descasque-o 7, remova o caroço, corte em pequenos pedaços e deles obtenha cubos grandes 8, cortando-os ainda mais na tábua até obter uma tártaro grosseira 9.

Prepare então o vinagrete: em uma tigela pequena, una o óleo e o vinagre balsâmico 10, adicione uma ponta de mostarda 11 e emulsione bem batendo com uma colher de chá 12 (se preferir, você pode emulsionar também com um mixer de mão ou agitar os ingredientes depois de colocá-los em um pote de conserva com tampa hermética)

Em uma tigela grande, reúna agora os tomatinhos, os rabanetes 13 os pêssegos 14, o feta 15

E as azeitonas em rodelas 16, misture bem e tempere tudo com o vinagrete 17. Ajuste o sal a gosto 18, e reserve.

Enquanto isso, leve uma panela com bastante água salgada para ferver e adicione as farfalle 19. Cozinhe-as bem al dente, de modo que, ao esfriar, não passem do ponto, escorra-as bem 20 e deixe-as esfriar após temperá-las com um fio de óleo para que não fiquem pegajosas. Uma vez frias, adicione-as ao tempero na tigela 21.

Misture e adicione o manjericão fresco, grosseiramente picado à mão 22. Polvilhe com pimenta a gosto 23, e finalmente sirva 24.

Conservação

Pela presença dos tomatinhos e dos pêssegos, a salada de macarrão com pêssegos se conserva na geladeira coberta por 1-2 dias no máximo. A congelação não é recomendada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.