Salada Waldorf
- Energía Kcal 439
- Carboidratos g 16.1
- dos quais açúcares g 15.9
- Proteína g 7.3
- Gorduras g 38.4
- das quais gorduras saturadas g 6.17
- Fibra g 3.6
- Colesterol mg 33
- Sódio mg 530
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 3 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Está à procura de uma salada sofisticada e fresca? A salada Waldorf é o que você precisa! Esta salada foi criada em 1893 pelo maitre d’hotel Oskar Tschirky, que a desenvolveu especialmente para o famoso hotel Waldorf-Astoria de Nova Iorque... uma verdadeira intuição em termos de combinações e sabores!
Embora existam muitas variações da receita, diz-se que originalmente a salada Waldorf incluía o uso, em partes iguais, de aipo-rábano e maçã, com a única adição de maionese; apenas mais tarde foi enriquecida com vários ingredientes, entre os quais, mais comumente, nozes e creme azedo. Essencial mas requintada, este acompanhamento norte-americano une a frescura do aipo e das maçãs, à crocância das nozes e à cremosidade do molho. O aipo-rábano, também chamado de aipo de Verona, é um vegetal que se diferencia do aipo clássico de talos. Do aipo-rábano, na verdade, utiliza-se apenas a raiz, que apresenta um sabor delicado, tornando-o adequado para a preparação de várias receitas. Se você também aprecia o sabor deste vegetal, experimente preparar também o purê de aipo-rábano, ou Salada caprichosa! Uma receita tão simples quanto genial... sirva esta fresquíssima salada Waldorf como acompanhamento do seu prato principal, ela combinará perfeitamente tanto com carne quanto com peixe!
E se você é amante de saladas, experimente a salada russa com atum ou a famosíssima Caesar salad!
- INGREDIENTES
- Aipo-rábano 200 g
- Maçãs Vovó Smith 200 g
- Iogurte grego 180 g
- Suco de limão 10 g
- Miolo de nozes 50 g
- Mel de acácia 35 g
- maionese 150 g
- Pimenta branca quanto baste
- Sal fino quanto baste
Preparação
Para preparar a salada Waldorf, comece limpando o aipo-rábano. Primeiro descasque o aipo-rábano 1, lave-o bem e corte-o em julienne 2. Em seguida, escalde-o em bastante água salgada fervente 3,
por cerca de 2-3 minutos 4, escorra bem 5 e seque com papel toalha ou com um pano de prato limpo 6.
Neste ponto, coloque-o de lado e, enquanto isso, comece a preparar o molho para a salada Waldorf. Em uma tigela grande, misture o iogurte grego com a maionese, em seguida adicione o mel 7, o suco de limão 8, o sal, a pimenta branca e misture tudo com um batedor 9.
Uma vez preparado o molho, descasque a maçã, retire o miolo com o utensílio apropriado 10 e, em seguida, corte-a também em julienne 11; coloque a maçã cortada dentro de uma tigela e, para não escurecer, adicione meio limão espremendo o suco e deixando-o depois na água 12.
Neste ponto, pique grosseiramente as nozes 13 e comece a montar sua salada. Em uma tigela grande, coloque as maçãs e o aipo-rábano 14, em seguida, adicione o molho recém-preparado 15.
Misture bem e ajuste o sal e a pimenta 16; por último, adicione as nozes picadas 17, misture novamente e leve à mesa sua salada Waldorf 18.