Salada caprichosa

/5

APRESENTAÇÃO

A salada caprichosa é uma entrada típica da culinária caseira italiana, imprescindível nas mesas de festa, junto aos outros pratos da tradição. Esta salada fresca e saborosa é uma versão simplificada da célebre Salada Russa, composta por uma mistura de vegetais mais rica. Aqui também você encontrará um molho de base com maionese e, adicionalmente, a mostarda, para um sabor mais pronunciado. Aipo-rábano e cenouras cortadas em julienne caracterizam a preparação, garantindo a crocância. Para dar sabor a esta colorida saladinha, uma porção de cubos de presunto cozido e queijo Gruyère, ou outro queijo de sua preferência. A receita que propomos aqui é a versão mais comum, mas nada impede que você a personalize variando os ingredientes ou adicionando vinagre para uma nota mais acentuada.

Descubra também outras saladas deliciosas para entradas:

  • Salada russa com atum
  • Salada Waldorf
  • Salada russa da horta
INGREDIENTES
maionese 300 g
Aipo-rábano 100 g - limpo
Cenouras 100 g - limpas
Gruyère 50 g
Presunto cozido 50 g - (uma única fatia)
Mostarda 1 colherinha
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a salada caprichosa, primeiro descasque o aipo-rábano 1, depois fatie-o finamente não mais que 3 mm 2 e corte em palitos 3.

Transfira imediatamente o aipo-rábano para uma tigela com maionese 4 e misture 5, isso evitará que o aipo-rábano oxide. Descasque as cenouras 6.

Corte-as em fatias de 3 mm 7 e também corte em palitos 8. Por último, corte o Gruyère em cubos 9.

Da fatia de presunto, corte tiras 10 e reduza a cubos 11. Agora, adicione ao aipo-rábano também as cenouras, o presunto e o queijo 12.

Incorpore a mostarda 13, misture para dar sabor 14. Coloque na geladeira por uma hora para mesclar os sabores e depois sirva sua salada caprichosa feita em casa 15.

Conservação

Conserve a salada caprichosa na geladeira em uma tigela com tampa, no máximo por um dia.

Conselho

Adicione outros vegetais conforme o seu gosto. Você pode fazer a Maionese caseira com nosso guia. Experimente também enriquecer a salada com ervas aromáticas: cebolinha, tomilho ou salsa. Até mesmo uma pitada de páprica defumada pode tornar sua salada especial. Se você não gosta de mostarda, pode substituí-la por um pouco de vinagre de vinho branco ou de maçã, que é mais delicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.