Lasanha primavera com vegetais

/5

APRESENTAÇÃO

Lasanha, mon amour! Para todos os amantes deste prato tradicional, aqui está uma receita saborosa com sabores primaveris: lasanha primavera com vegetais. Colorida e substanciosa, a lasanha primavera é preparada com todos os vegetais da estação: ervilhas tortas, aspargos, flores de abóbora e abobrinhas. Mas o segredo do seu sabor irresistível está no fondue de queijos que tempera todas as camadas de massa. Surpreenda seus convidados com uma lasanha genuína, mas deliciosa; eles vão pedir bis!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 30x20 cm
Lasanha de ovo 180 g
Tomates-cereja 800 g
Espargos 500 g
Abobrinhas 200 g
Berinjelas 200 g
Azeitonas pretas 125 g - sem caroço
Gralhas 200 g
Mozzarella 75 g - para picar
Provolone 75 g - para ralar
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
anchovas em óleo 6 filés
Alho 1 dente
Emmental 50 g - para ralar
Flores de abobrinha 30 g
Manjericão 3 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Para o fondue
Leite inteiro 500 g
Fonte 250 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a lasanha primavera com vegetais, comece pela preparação do fondue: pegue o queijo Fontal 1, corte-o em cubos 2, coloque-os no mixer 3

e triture-os 4. Coloque uma panela no fogo, adicione o leite e aqueça em fogo baixo. Quando estiver quase fervendo, desligue o fogo e adicione o Fontal triturado 5; misture com um batedor para dissolver o queijo e aromatize com noz-moscada 6;

quando o queijo estiver completamente derretido e o molho estiver liso e sem grumos 7, o fondue estará pronto. Agora cuide dos vegetais: lave e descasque os talos dos aspargos, depois, com uma faca, elimine a parte final coriácea, nivelando-os; então cozinhe-os por alguns minutos em uma panela própria para aspargos com as pontas fora da água 8, escorrendo-os ainda crocantes. Quando estiverem mornos, corte os talos em rodelas 9 e deixe as pontas inteiras.

Lave berinjelas e abobrinhas, eliminando as extremidades, e corte-as no sentido do comprimento em fatias de 2-3 mm de espessura (10-11); depois aqueça uma grelha e cozinhe por alguns minutos de cada lado tanto as berinjelas 12

quanto as abobrinhas 13. Lave as ervilhas tortas (como alternativa, você pode usar vagens), retire as duas extremidades e cozinhe-as no vapor, deixando-as também crocantes 14. Lave e seque as flores de abóbora, depois remova delicadamente o talo e os pistilos 15.

Em uma frigideira grande, adicione um pouco de azeite de oliva junto com os filés de anchova escorridos do óleo de conservação; adicione o alho esmagado 16 e deixe tudo derreter em fogo bem baixo. Em seguida, adicione as azeitonas sem caroço cortadas em rodelas e os tomatinhos cortados ao meio 17. Cozinhe os ingredientes, deixando os tomatinhos ainda consistentes, depois adicione o manjericão quebrado com as mãos, os talos dos aspargos em rodelas 18 (reserve as pontas para a camada final das lasanhas),

as ervilhas tortas 19 e, por último, as flores de abóbora das quais você retirou a parte central. Desligue o fogo após alguns minutos, ajustando o sal e a pimenta. Para finalizar, rale o Parmesão e o Emmental e misture-os em uma tigela para criar uma mistura saborosa. Faça o mesmo com o provolone e a mussarela para criar outra mistura derretida. Pegue uma travessa retangular de 20x30 cm e pincele o fundo com um pouco de azeite de oliva; adicione uma concha de vegetais 20 e então comece a formar a primeira camada de lasanha com as folhas de massa de ovo 21.

Cubra a lasanha com os vegetais salteados, adicione as abobrinhas e berinjelas grelhadas, cubra com o fondue de Fontal 22, a mistura de mussarela e provolone 23 e a outra mistura de Parmesão e Emmental 24.

Continue assim até completar 3 camadas e na camada final distribua as pontas dos aspargos reservadas 25, as flores de abóbora e o queijo ralado 26. Asse a lasanha em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 30-40 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 20-30 minutos). Após o cozimento, retire a travessa de lasanha primavera com vegetais e deixe esfriar um pouco antes de servir 27.

Conservação

Guarde a lasanha primavera com vegetais na geladeira coberta com filme plástico por um par de dias ou você pode congelá-la se tiver usado ingredientes frescos e não descongelados.
Se necessário, você pode descongelá-la na geladeira antes de cozinhá-la!

Conselho

Você pode fazer a lasanha com outros vegetais, pois ela se adapta a ser feita em qualquer estação!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.