Lulas recheadas com cuscuz

/5

APRESENTAÇÃO

As lulas recheadas com cuscuz são um prato de verão realmente delicioso, que mistura e revisita sabores mediterrâneos sem pesar muito. As lulas recheadas são uma iguaria que pode ser readaptada e revisitada de várias formas: existem, de fato, muitas receitas que preveem um recheio sempre diferente, mas saboroso. Hoje propomos uma versão decididamente colorida e leve, em que o cuscuz é enriquecido com simples cubos de cenoura, abobrinha, pimentão e temperado com um refogado de cebolinha fresca e alho. A casca ralada de limão com seu aroma ácido e as folhas de hortelã adicionam uma nota adicional de sabor, realçando os diferentes gostos das verduras. Uma vez recheadas, basta saltear as lulas na panela, regá-las com vinho branco, e saboreá-las assim que esfriarem um pouco. O segredo para obter uma consistência perfeita é justamente o cozimento: não as cozinhe por muito tempo, pois ficariam borrachudas, e saboreie-as imediatamente antes que endureçam. Você pode, então, decidir como consumir e apresentar suas lulas recheadas com cuscuz: como um segundo prato alternativo ou como um atraente fingerfood antes de um almoço ou jantar!

Descubra também como preparar deliciosas lulas recheadas na panela ou lulas recheadas no forno!

INGREDIENTES
Cuscuz 100 g - pré-cozido
Lulas 500 g
Cenouras 1
Abobrinhas 1 - pequena
Cebolinha fresca 1 - pequeno
Pimentões vermelhos ½
Alho 1 dente
Água 100 ml
Vinho branco seco 1 copo
Raspas de limão 1
Azeite virgem extra 4 colheres
Hortelã quanto baste
Tomilho quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as lulas recheadas com cuscuz, comece colocando o cuscuz em uma tigela. Salgue, tempere com um fio de azeite 1 e adicione a mesma quantidade de água fervente 2. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar até que o cuscuz tenha inchado, dobrando sua quantidade 3.

Enquanto isso, dedique-se à limpeza das lulas. Para entender em detalhes como realizar essa operação, consulte a Escola de Culinária: como limpar lulas, que você encontra aqui. Lave-as cuidadosamente embaixo de água corrente e faça um corte na parte final do manto com uma faca, apenas o suficiente para pegar uma borda da pele e retirar o revestimento com as mãos ou ajudando-se com uma faca. Em seguida, separe delicadamente a cabeça do manto 4, extraia a pena de cartilagem que está dentro do manto, e as vísceras. Pegue a cabeça extraída e separe os tentáculos 5. Depois, pique os tentáculos e reserve em uma tigelinha 6.

Neste ponto, lave bem os vegetais. Pegue a cenoura, descasque-a e, depois de cortá-la ao longo, forme cubos 7. Limpe a abobrinha, divida-a ao meio e corte-a em cubos 8. Descasque a cebolinha fresca, limpe-a e fatie-a 9. Tenha em mente que todos os vegetais devem ser cortados em pedaços pequenos, que irão constituir parte do recheio das lulas, consulte nossa Escola de Culinária: como cortar vegetais para descobrir como cortar melhor seus vegetais.

Pegue o pimentão e, após limpá-lo e esvaziar a parte dura interna com suas sementes, use apenas metade. Divida metade do pimentão em tiras e, dessas, corte cubos 10. Em seguida, descasque um dente de alho e retire seu germe interno, coloque 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela antiaderente e doure o alho 11. Depois, adicione a cebolinha picada finamente 12 e deixe dourar. Para não correr o risco de queimar o refogado, adicione meio copo de água (ou caldo de legumes).

Junte as cenouras e o pimentão em cubos (13-14), deixe cozinhar por 5 minutos e, enquanto isso, adicione sal e pimenta a gosto. Quando os vegetais começarem a amolecer, adicione também as abobrinhas em cubos 15.

Adicione à mistura também os tentáculos da lula picados 16 e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo, adicione o cuscuz 17, que imerso na água terá dobrado de volume, e rale a casca do limão 18, previamente lavada em água corrente.

Para enriquecer o recheio com uma nota adicional de perfume, lave um ramo de hortelã fresca, separe as folhas e adicione algumas folhinhas 19. Neste ponto, pegue as lulas esvaziadas e limpas e, ajudando-se com uma colher, recheie-as com a mistura até dois terços da sua capacidade 20. Finalmente, feche as lulas com um palito de dente, para evitar que o recheio saia durante o cozimento 21.

Agora pegue uma panela antiaderente, aqueça 2 colheres de sopa de azeite de oliva e coloque as lulas recheadas 22, em seguida, adicione sal e pimenta a gosto. Cozinhe as lulas por 5 minutos de um lado e 5 do outro e, para evitar que as lulas fiquem borrachudas, regue com um copo de vinho branco durante o cozimento 23. Quando o líquido de cozimento tiver reduzido e o vinho tiver evaporado, você pode retirar as lulas do fogo e, para finalizar, tempere-as com algumas folhas de tomilho. Para apresentá-las de maneira criativa, corte-as ao meio, de modo que se veja o recheio colorido, e sirva-as em uma cama de salada 24!

Conservação

As lulas recheadas com cuscuz podem ser conservadas na geladeira em um recipiente hermético ou bem cobertas por filme plástico por no máximo 2 dias. Se você usar lulas frescas, pode congelar as lulas recheadas com cuscuz, tanto cruas quanto cozidas.

Dica

Assim que estiverem prontas, corra para a mesa! As lulas são perfeitas servidas quentes ou, no máximo, em temperatura ambiente, para evitar que fiquem duras. Um conselho: no recheio, seja generoso... Se sobrar, sirva-o junto com as lulas, temperado com ervilhas frescas salteadas na cebola: sairá um prato único de dar água na boca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.