Caracóis à calabresa

/5

APRESENTAÇÃO

Os caracóis à calabresa, um segundo prato muito saboroso, devem ser apreciados principalmente nos meses de outono-inverno.
Na Calábria, os caracóis são saboreados após as primeiras chuvas de outono, quando saem da terra e estão prontos para serem colhidos pelos muitos coletores.
Para acelerar a preparação desta receita, convém comprar caracóis sem concha e já limpos, assim você evita a longa e tediosa operação de limpeza.

Descubra também a receita de caracóis de mar ensopados!

INGREDIENTES
Caramujos 800 g - descascadas e limpas
Extrato de tomate 100 g
Orégano 1 colher
Azeite virgem extra 4 colheres
Cebolas 300 g
Sal fino quanto baste
Pimenta em pó quanto baste

Preparação

Pique a cebola e doure-a em uma panela com 4 colheres de sopa de óleo.
Quando a cebola estiver dourada, adicione os caracóis e deixe-os dourar por um minuto, depois adicione água quente até cobrir, um pouco de sal (ou, para dar mais sabor, um cubo de caldo de carne), e cozinhe-os por pelo menos 45 minutos em fogo baixo, cobrindo a panela com uma tampa (adicione água quente, se necessário, até o final do cozimento).

Quando os caracóis estiverem bem secos, adicione a pimenta em pó e o extrato de tomate: deixe os caracóis dourarem até que o extrato esteja bem incorporado, em seguida, ajuste o sal, desligue o fogo e adicione um fio de azeite de oliva cru e o orégano reduzido a pó fino; sirva em pratos fundos ou em pequenas travessas individuais, acompanhados de fatias de pão caseiro.

Curiosidades

Na Calábria, os caracóis típicos são os de tamanho médio-pequeno, também chamados de "mexilhões de terra", e têm um sabor muito delicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.