Molho béarnaise

/5

APRESENTAÇÃO

O molho béarnaise é uma das preparações mais refinadas da cozinha francesa: é preparada hoje nas cozinhas de todo o mundo, para acompanhar pratos principais de carne ou de peixe.
A consistência macia e aveludada e o sabor levemente ácido do molho béarnaise combinam muito bem com os cortes de carne vermelha mais nobres; imprescindível nos restaurantes franceses é o chateaubriand servido justamente com este molho!
A preparação do molho béarnaise é semelhante à de outro molho muito usado na cozinha, o holandês; no entanto, são adicionados a cebola echalote e o estragão.
A receita perfeita do molho béarnaise requer que a pimenta usada para temperar seja a de Cayenne e que, além do estragão picado, se adicione no final também o cerefólio; nossa versão é mais simples do que a encontrada nos livros de alta gastronomia, mas garantimos o mesmo resultado digno do melhor restaurante de Paris!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 500 g de molho béarnaise
Gemas 4
Manteiga clarificada 300 g
Água 70 ml
Vinho branco seco 50 ml
Vinagre de vinho branco 10 ml
Chalota 1
Estragão 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste - moído
Suco de limão quanto baste - (opcional)

Preparo

Para preparar o molho béarnaise, lave rapidamente o estragão em água para eliminar eventuais resíduos de terra, em seguida, retire as folhas 1 e pique-as finamente com uma faca de cozinha 2. Descasque a cebola echalote e corte em fatias 3.

Em uma panela pequena, despeje a água 4, o vinho branco 5 e o vinagre de vinho branco 6 e tempere tudo com pimenta branca e sal;

adicione a cebola echalote 7 e metade do estragão picado 8 e leve a mistura à fervura, abaixe o fogo e cozinhe até que se reduza a um terço 9.

Retire a infusão do fogo, deixe esfriar e coe os líquidos através de uma peneira 10. Em uma tigela, coloque as 4 gemas de ovo 11 e comece a batê-las com um batedor manual ou com uma batedeira elétrica, incorporando lentamente a infusão 13.

Quando a mistura estiver bem espumosa, passe a tigela sobre uma panela de água fervente, cozinhando o molho em banho-maria, continuando a trabalhar com o batedor 13. Agora despeje a manteiga clarificada quente lentamente na mistura de gemas 14 e continue batendo até obter uma mistura lisa, macia e homogênea, semelhante à consistência de um zabaione, que ao escorrer, desenha fitas 15.

Retire o molho do fogo e transfira para uma tigela; ajuste o sal e a pimenta e adicione, se desejar, algumas gotas de suco de limão e, por fim, o restante do estragão 16. Misture para integrar todos os sabores 17 e aí está o seu molho béarnaise pronto para servir 18!

Conservação

O molho béarnaise é uma preparação que deve ser consumida no momento.
Você pode deixá-lo fora da geladeira por cerca de 8 horas, coberto com um filme plástico em contato e mantendo-o aquecido em banho-maria.
Você pode conservá-lo na geladeira, sempre coberto com um filme plástico em contato, por no máximo um dia, reaquecendo em banho-maria.

Dica

O béarnaise é um molho delicadíssimo: por isso é preciso manter a atenção em alguns pontos, estes. Primeiro: durante a fase de cozimento, evite que a tigela entre em contato com a água fervente. Segundo: bata, mas não em excesso! Neste caso, o creme pode desandar e o molho ficar solto. Se isso acontecer, não entre em pânico: algumas vezes aconteceu comigo e descobri que é possível resolver adicionando uma gema. Faça assim: em uma tigela limpa, incorpore o molho desandado pouco a pouco em uma gema nova em folha. Ninguém vai perceber!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.