Costelas glaceadas com molho bbq
- Fácil
- 3 h
- Kcal 763.4
O ketchup é um dos molhos mais conhecidos do mundo, junto com a mostarda e a maionese são o acompanhamento perfeito para batatas fritas, hambúrgueres ou cachorro-quente! Muitos de vocês podem pensar que este molho é tipicamente americano, mas na verdade ele tem origens orientais: o termo "ketchup" deriva do malaio "kecap", que é pronunciado exatamente da mesma forma e refere-se a um molho fermentado, antigamente feito à base de soja e anchovas. Por volta de 1600, este molho chegou à Europa e foi sujeito a infinitas personalizações por vários chefs, mas somente em 1812, graças a James Mease, transformou-se no ketchup de tomate para depois ser vendido por agricultores locais que se ocupavam da produção de tomates. Apenas 60 anos depois começou a ser comercializado por uma das maiores empresas, ainda no mercado, e ao longo dos anos tornou-se o molho agridoce e picante que conhecemos hoje! E se você sempre se perguntou como fazer ketchup caseiro, seguindo nossos passos não haverá mais segredos!
Para preparar o molho ketchup, descasque as cebolas e fatie-as finamente 1. Coloque o óleo em uma panela, adicione as cebolas e deixe-as murchar por 4-5 minutos, mexendo de vez em quando 2. Neste ponto, adicione também o purê de tomate 3
o gengibre em pó 4, a páprica 5 e os cravos triturados finamente 6.
Depois adicione a farinha 7, o vinagre de vinho tinto 8, o açúcar 9 e o sal.
Por fim, aromatize com a noz-moscada ralada na hora 10 e misture tudo 11. Deixe cozinhar por 1 hora e vinte minutos 12 em fogo baixo, mexendo de vez em quando para evitar que a mistura grude no fundo.
Neste ponto, bata a mistura 13 para obter uma consistência lisa e homogênea 14. Seu molho ketchup está pronto para ser degustado!