Ossobuco com ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

Quando pensamos no ossobuco, logo vem à mente um dos pratos clássicos que a nossa tradição regional oferece: os ossobucos à milanesa para saborear com o inseparável risoto de açafrão, um prato rico que exalta ao máximo este corte particular de carne. O ossobuco é, de fato, a parte posterior da canela de vitelo onde, ao redor do osso, se concentra a carne mais macia. Por que não tentar preparar esta especialidade com um dos acompanhamentos mais clássicos da carne? Aqui está a nossa proposta: ossobuco com ervilhas. A longa cocção faz a carne ficar macia, conferindo-lhe um sabor único, mas a verdadeira magia deste prato está na medula contida no osso que, ao derreter, torna a preparação ainda mais suculenta. Mais convidativo do que isso não pode ser!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 ossobucos
Ossobuco de vitelo 1400 g - (4 pedaços)
Vinho branco 60 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Manteiga 50 g
Cebolas douradas 60 g
Aipo 60 g
Cenouras 60 g
Azeite virgem extra 40 g
Caldo de carne 250 g
Ervilhas 160 g
para enfarinhar
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar o ossobuco com ervilhas, comece preparando o caldo de carne: lave e descasque os legumes e coloque-os em uma panela grande e de bordas altas com o óleo. Aromatize com os grãos de pimenta e os cravos-da-índia. Adicione a carne 1 e cubra com 3L de água, deixe cozinhar assim em fogo médio-alto por cerca de 2 horas, até que o caldo reduza pela metade. Em seguida, adicione o restante de 1 litro de água e deixe cozinhar por mais uma hora em fogo baixo. Ao final do cozimento 2, coe o caldo com uma peneira fina 3.

Agora, prepare o refogado básico: lave e descasque a cenoura, a cebola e o aipo e depois pique-os finamente 4. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite 5, depois adicione os legumes picados 6.

E deixe-os cozinhar em fogo moderado por cerca de 10-15 minutos 7. Pegue os ossobucos e faça cortes na membrana que os envolve com uma tesoura de cozinha ou uma faca 8, essa operação evitará que a carne encolha durante o cozimento. Enfarinhe agora os ossobucos de ambos os lados 9.

Coloque-os na frigideira quando o refogado estiver pronto 10. Doure os ossobucos de ambos os lados 11. Regue-os com o vinho branco 12, deixe evaporar.

Sal e pimenta 13 e depois regue a carne com o caldo 14. Continue cozinhando em fogo baixo por 1 hora e meia, cobrindo com a tampa, mas deixando uma pequena abertura. Na metade do cozimento, vire os ossobucos 15.

De vez em quando, mova a frigideira fazendo-a balançar para evitar que os ossobucos grudem e, caso sequem demais, adicione mais caldo à preparação. Cerca de 10 minutos antes do término do cozimento, adicione também as ervilhas 16. Se estiverem na estação, use ervilhas frescas na mesma quantidade, cuidando de cozinhá-las por mais tempo. Seus ossobucos estão prontos 17, sirva-os bem quentes 18!

Conservação

O ossobuco com ervilhas pode ser conservado na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia. Não é recomendável congelar.

Conselho

Um toque de sabor e cor a mais? Muito fácil: basta adicionar um pouco de molho de tomate durante o cozimento e o pãozinho para molhar estará garantido!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.