Paccheri com ragu de polvo
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 2 h 45 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Seja para Ano Novo, para o jantar da Véspera ou para muitas outras ocasiões, os paccheri com ragù de polvo são um prato principal à base de peixe verdadeiramente maravilhoso! Hoje vamos mostrar como prepará-lo em casa para conquistar todos os seus convidados. Assim como o clássico Ragù alla bolognese não faltará o típico refogado à base de cenouras, cebola e aipo que dá aquele sabor característico, mas no lugar da carne, neste caso, usamos pequenos pedaços de polvo. Em seguida, regamos nosso ragù com vinho tinto e porto, que dará uma nota marcante e tornará seu prato verdadeiramente único. Uma maneira alternativa de cozinhar o polvo e transformá-lo em um molho perfeito para a massa!
Após os paccheri com ragù de polvo, aqui estão outras receitas de pratos principais que você não pode perder:
- Macarrão com polvo e tomate
- Genovese de polvo
- Spaghetti alla chitarra com ragu de polvo
- Strozzapreti ao molho de polvo
- Macarrão com aspargos, polvo e burrata
- INGREDIENTES
- Paccheri 320 g
- Polvo 700 g - (já limpo)
- Cenouras 1
- Cebolas 1
- Aipo quanto baste
- Alho 2 dentes
- Extrato de tomate 60 g
- Vinho tinto 50 g
- Porta 50 g
- Salsa quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
Preparação
Para preparar os paccheri com ragù de polvo, como primeiro passo, pegue o polvo já limpo. Separe a cabeça do corpo e divida-o ao meio 1; depois separe os tentáculos 2. A parte dos tentáculos, a menos espessa, pode ser deixada inteira, enquanto os tentáculos mais espessos devem ser divididos ao meio no sentido do comprimento 3.
Corte tudo em pequenos pedaços 4. Passe para o cozimento, coloque em uma panela um fio de azeite e adicione aipo, cenoura e cebola previamente picados 5. Adicione uma pitada de sal, que ajudará os vegetais a liberarem água e, consequentemente, a não queimarem. Adicione também alguns dentes de alho, descascados e esmagados 6.
Deixe o refogado murchar bem, depois retire o alho 7 que já terá liberado seu aroma. Acrescente o extrato de tomate 8. Misture e deixe tostar 9.
Assim que o extrato estiver bem tostado, adicione o polvo 10, aumente o fogo e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente. Quando o polvo começar a enrolar e o fundo a caramelizar, regue com o vinho tinto 12.
Regue também com o porto 13, abaixe imediatamente o fogo e deixe evaporar a parte alcoólica raspando bem o fundo da panela 14, depois tampe com uma tampa 15 e cozinhe por pelo menos 2 horas e meia em fogo baixo, adicionando água quente conforme necessário.
Quando o molho estiver bem reduzido 16, você pode cozinhar os paccheri, 4 minutos a menos do que o tempo indicado na embalagem 17. Depois escorra-os e transfira-os para a panela com o molho 18.
Adicione uma concha de água do cozimento 19, misture bem a massa e termine o cozimento na panela em fogo alto. Quando os paccheri estiverem cozidos, desligue o fogo e finalize com uma pitada de pimenta, salsinha picada e um fio de azeite 20. Emprate seus paccheri com ragù de polvo e sirva imediatamente 21!