Pão de centeio

/5

APRESENTAÇÃO

O pão de centeio é um pão rústico obtido misturando a farinha de centeio com a farinha manitoba. Existem muitas variantes, formas e consistências que se podem dar ao pão de centeio: o que propomos hoje é um pão macio e perfumado para saborear, por exemplo, no café da manhã com uma boa geleia caseira ou para usar como base para petiscos saborosos como o crostino de figos!
A farinha de centeio, além de ser um alimento nutritivo e saudável, é muito difundida nos países do norte da Europa e, em geral, naqueles que apresentam climas muito frios, porque o centeio é mais resistente que o trigo em condições climáticas desfavoráveis. Com a farinha de centeio, a massa adquire uma consistência mais compacta em comparação àquela feita com a farinha de trigo, utilizada para preparar o comum pão caseiro; além disso, mantém a maciez por mais tempo porque seca mais lentamente.
Para preparar o pão de centeio, basta ter um pouco de paciência para a longa fermentação, mas o resultado irá conquistar você! O prazer de fazer pão em casa é justamente poder se divertir: você poderá enriquecer o pão de centeio com as sementes que mais gostar ou dar-lhe a forma que desejar e saboreá-lo quente, recém-saído do forno! 

INGREDIENTES
Ingredientes (para uma forma de bolo inglês de 26x10)
Farinha de centeio 350 g
Farinha Manitoba 150 g
Água 400 ml - morna
Fermento biológico seco 4 g
Malte 1 colherinha
Sal fino 10 g

Preparo

Para preparar o pão de centeio, comece por colocar o fermento (como alternativa, você pode usar 12 g de fermento biológico fresco) em uma tigelinha com metade da quantidade de água morna 1. Misture para dissolver o fermento, depois acrescente a colher de chá de malte (ou de açúcar) 2. Misture para incorporar o malte 3.

Em seguida, em uma tigela, coloque a farinha manitoba peneirada (como alternativa, você pode usar a farinha 0) e acrescente a farinha de centeio 4. Misture com uma espátula as duas farinhas para combiná-las 5. Coloque o fermento e o malte na tigela com as farinhas 6 e misture.

Então, dissolva o sal na quantidade de água morna restante 7, misture e despeje a água aos poucos sobre a massa 8, misturando gradualmente para absorvê-la 9.

Continue misturando para criar uma massa mais compacta 10. Depois, deixe-a crescer na tigela por pelo menos 1 hora à temperatura ambiente, coberta com filme plástico. Após o tempo indicado, ela terá dobrado de volume e apresentará bolhas 11. Neste ponto, você pode enfarinhar uma superfície de trabalho e começar a manusear a massa: você deve criar uma forma retangular bastante espessa e dobrar a massa sobre si mesma 12.

Depois, continue criando dobras a partir do lado mais curto 13 em direção ao centro e fazendo a mesma operação do outro lado 14. Achate novamente o pãozinho e recomece com as dobras, desta vez dobrando para o centro as bordas do lado mais longo 15.

Faça pressões com os dedos na massa 16 e crie outras dobras (17-18). Finalmente, dê ao pãozinho uma forma retangular.

Forre uma forma de pão de 26x10 cm com papel manteiga: isso permitirá que você desenforme o pão mais facilmente assim que estiver assado. Coloque a massa dentro e cubra com filme plástico 19; deixe crescer por cerca de 3 horas à temperatura ambiente ou até chegar à borda da forma 20. Neste ponto, asse em forno estático a 220ºC por 35 minutos (200ºC por cerca de 30 minutos se o forno for ventilado). Depois, desenforme 21, deixe esfriar um pouco e sirva o seu pão de centeio fatiado para acompanhar almoços e jantares ou para saboreá-lo no café da manhã!

Conservação

O pão de centeio se conserva em um saco transparente ou de papel por no máximo 1-2 dias.
Você pode congelar a massa, depois descongelá-la na geladeira, trabalhá-la e deixá-la voltar à temperatura ambiente antes de assá-la.

Sugestão

Você pode adicionar à massa também sementes de linhaça ou de girassol, por exemplo, para dar-lhe uma nota ainda mais rústica.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.