Pasta com creme de abobrinha e camarão

/5

APRESENTAÇÃO

A temporada de verão traz consigo a vontade de saborear pratos frescos, aromáticos e com sabor de mar, ricos em vegetais da estação, coloridos e saborosos como a pasta com creme de abobrinha e camarões. Uma receita deliciosa que propõe uma combinação clássica de sabor inconfundível: abobrinhas e camarões. O típico retrogosto levemente amargo das abobrinhas equilibra harmoniosamente a nota delicada dos camarões, tão carnudos e perfumados, com a ajuda da adição de conhaque para flamejá-los, conquistando já na primeira prova os seus convidados. Basta agora colocar para gelar uma boa garrafa de vinho branco, perfeita para saborear com esta deliciosa pasta com creme de abobrinha e camarões!

E se você é amante de abobrinhas, experimente também a nossa pasta de forno!

INGREDIENTES

Mezze Penne Rigate 320 g
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Alho 1 dente
Lagostins 640 g - (cerca de 8 inteiros para descascar)
Salsa quanto baste - somente as folhas de um raminho
Chalota 60 -
Conhaque 40 g
Abobrinhas 600 g -
para o caldo
Alho 1 dente
Pimenta-do-reino em grãos 1 colherinha
Salsa quanto baste - somente os talos de um raminho
Água 1 l
Cenouras 50 g -
Azeite virgem extra 25 g
Lagostins quanto baste - desperdícios (cabeças e cascas)

Preparação

Para preparar a pasta com creme de abobrinha e camarões, comece limpando os camarões: com uma tesoura, abra a carapaça 1 para remover facilmente o exoesqueleto 2, retire a cabeça 3

Em seguida, com uma pinça de cozinha, extraia delicadamente o intestino, ou seja, o filamento preto que fica nas costas 4, reserve os camarões limpos e seus resíduos que servirão para preparar o caldo. Então, prepare o caldo de peixe: em uma panela, aqueça 25 g de azeite de oliva com um dente de alho descascado e cortado ao meio, adicione a cenoura descascada e cortada em rodelas 5 e depois coloque as cabeças e carapaças dos camarões limpos 6, deixe dourar tudo por 5 minutos.

Cubra os resíduos de peixe com água 7, adicione pimenta em grãos 8 e os talos de salsinha 9. Cozinhe em fogo médio por pelo menos 20 minutos.

Quando estiver pronto, coe o caldo em uma peneira para filtrá-lo 10, reserve, pois servirá para cozinhar a massa. Lave e corte as pontas das abobrinhas, depois corte-as em rodelas finas 11. Em uma panela, aqueça cerca de 25 g de azeite de oliva, depois adicione a cebola picada 12 e deixe dourar por 5 minutos,

regue com uma concha pequena de caldo 13 e incorpore as abobrinhas em rodelas 14. Cozinhe por 10-12 minutos, adicionando caldo conforme necessário 15 para não deixar as abobrinhas secarem,

quando estiverem prontas 16, desligue o fogo e pegue ¾ das abobrinhas 17, coloque-as no copo do liquidificador e bata com o mixer de imersão para obter o creme 18.

Enquanto isso, leve o caldo à fervura, cozinhe a massa dentro por 9 minutos ou o tempo necessário para que esteja al dente 19, salgue o necessário considerando que o caldo dará sabor à massa. Enquanto a massa cozinha, aqueça em uma panela 30 g de azeite de oliva com um dente de alho descascado e cortado em duas partes 20, adicione os camarões limpos 21

flambe com conhaque 22 e deixe evaporar, cozinhe os camarões por no máximo 3-4 minutos. Quando a massa estiver al dente, escorra e coloque de volta na panela onde você cozinhou as abobrinhas 23, adicione o creme de abobrinha 24 e misture para temperar.

Em seguida, adicione as abobrinhas em rodelas 25 e os camarões 26, por fim, pique as folhas de salsinha para adicionar à massa, misture tudo e sirva a pasta com creme de abobrinha e camarões bem quente 27.

Conservação

Recomenda-se consumir a pasta com creme de abobrinha e camarões assim que estiver pronta. Se sobrar, você pode armazená-la na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia. Não recomendo congelar.

Conselho

Como alternativa aos camarões, você também pode usar camarões grandes. Se não gostar do aroma do conhaque, pode flambar os camarões com vinho branco seco.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.