Risoto ao champanhe, beterraba e camarões
- Médio
- 1 h 20 min
Existem receitas feitas para tornar um jantar especial... como o risoto ao creme de camarões, que com seu sabor delicado e envolvente, é o primeiro prato ideal para uma noite à luz de velas! Para obter uma cremosidade perfeita, neste caso, não é necessário o creme de leite, mas sim um Fumetto de crustáceos feito em casa com os resíduos dos camarões que é usado para cozinhar o arroz. Desta forma, os grãos irão absorver durante o cozimento, devolvendo a cada mordida uma explosão intensa de aromas e sabores, além de garantir ao risoto uma consistência macia e aveludada. Elegante e saboroso, o risoto ao creme de camarões conquistará qualquer um que se sente à mesa... do seu parceiro aos convidados mais exigentes!
Experimente também estas refinadas variações de risoto com crustáceos:
Para preparar o risoto ao creme de camarões, primeiro limpe os crustáceos: retire a cabeça 1 e extraia o intestino 2, depois remova o carapaça, a cauda e as patas 3.
Guarde os resíduos e coloque os camarões limpos em uma assadeira, depois tempere com óleo 4, sal 5 e pimenta. Reserve e cuide dos legumes para o caldo: descasque e corte em pedaços a cebola, a cenoura e o salsão 6.
Aqueça um fio de óleo em uma panela, depois adicione os talos de salsinha 7 e os legumes 8. Refogue por cerca de dez minutos, depois adicione as cabeças e os carapaças dos crustáceos 9.
Continue refogando, esmagando bem os resíduos com uma colher de pau 10, depois regue com o conhaque 11. Quando o álcool tiver evaporado completamente, cubra com água 12.
Adicione o extrato de tomate 13, os grãos de pimenta 14 e o sal grosso 15. Misture e deixe ferver por 30 minutos.
Enquanto isso, aqueça um fio de óleo em uma frigideira com um dente de alho com casca e refogue os camarões em fogo alto por menos de um minuto 16. Retire o alho e regue com o suco de limão 17, depois desligue o fogo 18.
Após o tempo de cozimento do caldo, coe-o através de uma peneira fina 19 e mantenha-o quente. Transfira os camarões refogados para um copo, cuidando de reservar alguns para a decoração 20, depois adicione uma concha de caldo e bata com um mixer de imersão para obter um creme liso e homogêneo 21.
Passe para o cozimento do risoto: em uma panela, doure a cebola picada com um fio de óleo 22, depois adicione o arroz 23 e toste por alguns minutos em fogo médio, mexendo sempre 24.
Quando os grãos estiverem quentes ao toque, regue com vinho branco 25 e deixe evaporar completamente, em seguida, adicione uma concha de caldo de modo que o líquido cubra cerca de um dedo 26. Cozinhe o arroz em fogo médio-baixo por cerca de 16 minutos, adicionando mais caldo conforme necessário. No meio do tempo de cozimento, adicione também o creme de camarões 27.
Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e aromatize com a salsinha picada 28 e as raspas de limão 29, depois incorpore a manteiga fria em cubos 30 e misture para integrar bem tudo.
Sirva o risoto e decore com os camarões reservados 31, algumas folhinhas de tomilho 32 e um fio de óleo cru. Seu risoto ao creme de camarões está pronto para ser servido 33!