Salada de brócolis, couve-flor e endívia belga
- Fácil
- 45 min
- Kcal 178
Uma massa com couves parece o prato mais sem graça do mundo: algo sem cor e quase sem sabor, bom apenas para dieta e convalescença. Certamente nada de rock. Certamente nada divertido e aventureiro. Com as penne rigate aos cinco couves, porém, vamos abalar suas certezas! Couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor, repolho roxo e couve negra se encontram para dar lugar a uma magia! Se quando crianças o pequeno químico era seu jogo favorito, se lendo os livros da Rowling você sonhou com as aulas de poções, ou se a arte contemporânea sempre te fascinou com suas cores e formas abstratas, esta receita é ideal para você! Brócolis e couve-de-bruxelas acompanham as penne em uma dança verde e saborosa, mas o verdadeiro prodígio é o pó de couve negra e os três purês de cores fabulosas que servem de base para o prato. Você contou e acha que há uma couve a mais? Você não conhece o poder transformador do repolho roxo, que como mágica fica azul quando cozido em água e depois rosa pastel quando encontra o limão... Ficou curioso? Hoje transformamos a cozinha em um laboratório de delícias!
Se procura outros pratos principais saborosos com couves, não perca estas receitas:
Para preparar a massa aos 5 couves, primeiro lave todos os vegetais e elimine as partes externas e danificadas. Corte os caules da couve negra 1 e disponha as folhas em uma assadeira coberta com papel manteiga 2. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 120° por 40 minutos: após esse tempo, as folhas estarão secas 3.
E você poderá picá-las grosseiramente, colocá-las no processador 4, acionar as lâminas e reduzir a couve negra a pó 5. Enquanto a couve negra está no forno, você pode se dedicar a outras preparações. Comece com o creme de couve-flor: limpe a chalota e corte-a em rodelas 6.
Elimine o caule e as folhas externas da couve-flor e corte as flores em pedaços grandes 7. Doure a chalota na panela com o óleo até ficar dourada: este rico refogado tornará o creme mais saboroso e com um bom aroma levemente tostado. Em seguida, adicione a couve-flor na panela 8 e cubra com cerca de 400 g de água 9.
Ajuste o sal e a pimenta e cozinhe: levará cerca de 25 minutos 10. Bata com o mixer até obter um creme liso 11, e reserve. Agora cuide dos outros 2 cremes de repolho roxo: prepare primeiro a base comum a ambos. Pegue o repolho roxo (a dose total necessária para os dois cremes) e elimine o núcleo duro e branco 12.
Corte finamente o restante 13 e coloque-o em uma panela com um pouco de água fervente 14; deixe cozinhar até ficar macio, então retire metade e coloque com um pouco de água de cozimento no copo do mixer 15.
Tempere com azeite extra virgem 16, sal 17 e bata até obter um creme de repolho roxo de cor violeta 18.
Reserve este primeiro creme 19. Esprema agora o limão para obter o suco 20 e adicione ao copo do mixer onde você colocou o restante do repolho com um pouco de água de cozimento 21 e uma pitada de sal.
Como antes, bata até obter um creme e reserve: como você notará, o repolho roxo em contato com a acidez do suco de limão reagirá assumindo uma cor rosa vibrante 22. Agora que os cremes estão prontos, você pode se dedicar aos brócolis e couve-de-bruxelas e à massa. Separe as flores do brócolis 23 e corte as couves-de-bruxelas ao meio 24.
Frite brevemente o alho em uma frigideira grande com um pouco de óleo e adicione os brócolis 25 e as couves-de-bruxelas 26. Deixe dourar mexendo sempre, e enquanto isso, cozinhe a massa em uma panela com bastante água fervente e salgada 27.
Refogue os vegetais na frigideira com uma concha de água de cozimento da massa 28 e cozinhe por alguns minutos: devem ficar tenros, mas ainda crocantes. Remova o dente de alho e salgue a gosto 29, escorra a massa al dente e transfira diretamente para a frigideira 30.
Deixe saltear por alguns minutos, ajuste a pimenta 31 e, se necessário, o sal. É hora de servir! Disponha no fundo de cada prato uma meia-lua grande de creme de couve-flor 32 e duas menores de creme de repolho roxo nas versões violeta-azul e rosa 33.
Distribua a massa levemente descentralizada em relação ao centro do prato 34, no vértice do arco-íris de cremes. Polvilhe com bastante pó de couve negra 35. Sua massa aos 5 couves está pronta para impressionar!