Salada de brócolis, couve-flor e endívia belga

- Sem lactose
- Vegetariano
- Energía Kcal 178
- Carboidratos g 6.5
- dos quais açúcares g 6
- Proteína g 4.6
- Gorduras g 14.8
- das quais gorduras saturadas g 2.31
- Fibra g 3.7
- Sódio mg 309
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 15 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
A salada de brócolis, couve-flor e endívia belga é um acompanhamento de vegetais servido com um molho preparado com óleo, suco de limão, creme de couve-flor, talos de salsa, mostarda e uma pitada de noz-moscada. A salada de brócolis, couve-flor e endívia belga é o acompanhamento ideal para acompanhar um prato à base de carne no período de inverno. Leve, mas muito saborosa, a salada de brócolis, couve-flor e endívia belga também pode ser servida como prato único, para um almoço rápido e saboroso.
Experimente também estes acompanhamentos saborosos com brócolis:
- Brócolis gratinados
- Brócolis na frigideira
- Brócolis afogados
INGREDIENTES
- para a salada
- Couve-flor 1
- Brócolis 1
- endívia belga 1 -
- Pinhões 1 colher
- Uvas passas 1 colher
- para o molho
- Azeite virgem extra 6 colheres -
- Mostarda 1 colherinha - de Dijon
- Noz-moscada quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Salsa 3 punhados -
- Suco de limão 4 colheres -
Preparação

Lave e corte os brócolis 1 e a couve-flor 2 em pequenos buquês para que possam ser comidos em uma mordida, preservando o talo da couve-flor. Cozinhe os pedaços de brócolis e a couve-flor em água fervente salgada em panelas separadas (eles têm tempos de cozimento diferentes) até que estejam macios, mas ainda bastante crocantes. Enquanto isso, coloque uma colher de uvas-passas de molho no suco de limão 3.

Coloque os brócolis recém-escorridos em um recipiente com gelo 4 para resfriá-los imediatamente, mantendo a consistência crocante e uma cor verde brilhante. Quando estiverem frios, escorra-os. Recupere o talo da couve-flor, corte dois pedaços e ferva-os junto com os talos de salsa 5 que você lavou e cortou em pedaços. Quando os talos estiverem macios, escorra-os e bata no liquidificador adicionando um pouco de sua água de cozimento até obter um creme espesso e aveludado. No copo de um liquidificador (ou no mixer), coloque o óleo, o suco de limão, o creme de couve-flor e talos de salsa, a mostarda e uma pitada de noz-moscada e bata 6. Por fim, ajuste o sal e a pimenta.

Torre os pinhões na frigideira 7 até que fiquem com uma bela cor acobreada. Corte a endívia belga em tiras finas, coloque-as no fundo do prato e tempere com um pouco de molho 8. Adicione a couve-flor e os brócolis e distribua uma colher de molho sobre os vegetais. Por fim, espalhe os pinhões e as uvas-passas 9, completando com uma pitada de noz-moscada e pimenta preta.