Pimentas ardidas recheadas com atum, anchovas e alcaparras

/5

APRESENTAÇÃO

Normalmente estamos acostumados a ver as pimentas em sua forma clássica cônica, ligeiramente alongada e com o típico vermelho vivo. No entanto, a Calábria tem a sorte de poder contar com uma qualidade muito especial de pimenta, a redonda de cor um pouco mais suave, ainda da família das pimentas picantes mas decididamente menos que seus outros "irmãos" e "primos" super picantes! Por esse motivo, ela é usada para preparar uma deliciosa conserva que reina soberana, quase ao nível da 'nduja no pão, como rainha dos aperitivos. São pimentas picantes recheadas com atum, anchovas e alcaparras. Delícias saborosas para degustar, até mesmo em uma única mordida, das quais é impossível não se apaixonar. Estão todos prontos para preparar conosco essas pimentas picantes recheadas com atum, anchovas e alcaparras? Vamos começar!

INGREDIENTES

Ingredientes para 2 potes de 1000 ml cada
Pimentas redondas picantes 500 g
anchovas em óleo 20 g
Alcaparras em conserva 20 g
Atum em conserva 100 g - escorrido
Azeite virgem extra quanto baste
Para o cozimento das pimentas
Vinagre de vinho branco 250 g
Vinho branco 250 g
Louro 2 folhas
Pimenta-do-reino em grãos 9
Orégano 1 colherinha
Zimbro 3 bagas
Cravos-da-índia 3
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar as pimentas picantes recheadas com atum, anchovas e alcaparras, comece pela limpeza. Para conveniência, use luvas de cozinha descartáveis, se não usá-las, tenha muito cuidado para não esfregar os olhos e comece enxaguando bem as pimentas 1. Em seguida, seque-as 2 e remova a parte superior onde está o cabo 3.

Depois, com um escavador, retire o interior das pimentas 4, ou seja, a polpa e as sementes, para limpá-las completamente 5. Enquanto isso, despeje vinho branco e vinagre em uma panela pequena 6,

adicione todas as especiarias (louro, zimbro, cravo, orégano) 7, ajuste o sal e, assim que o fundo estiver em ebulição 8, mergulhe as pimentas deixando-as fervendo por 3-4 minutos em fogo médio 9.

Escorra as pimentas em um pano de prato seco e muito limpo 10, coloque-as com a abertura voltada para baixo 11 e deixe-as escorrer por pelo menos 4-5 horas (elas devem estar completamente secas, então se o tempo indicado não for suficiente, deixe-as durante a noite). Enquanto isso, dedique-se à sanitização dos potes, seguindo as indicações do Ministério da Saúde como indicado na caixa ao final da receita. Finalmente, passe à preparação do recheio: escorra o atum 12.

pique grosseiramente as anchovas e as alcaparras 13; transfira o atum para um mixer junto com as anchovas e alcaparras picadas 14. Bata por apenas alguns instantes para obter um purê cremoso e bastante suave 15.

Despeje o recheio em um saco de confeitar e depois comece a preencher todas as pimentas 16. Uma vez que todas estejam prontas, coloque-as delicadamente em um frasco de vidro sanitizado, tomando cuidado para deixar pelo menos alguns centímetros de espaço da borda: coloque as pimentas com a abertura voltada para cima 17. Em seguida, preencha com o óleo, deixando cerca de 1 centímetro da borda 18.

Feche com a tampa apertando bem, mas sem força excessiva 19 e passe para a segunda fase de fervura, ou seja, a pasteurização, seguindo as orientações das diretrizes do Ministério da Saúde citadas no final da receita. Faça o teste de sucesso do vácuo pressionando o centro da tampa. Se não fizer nenhum som de "click-clack", o vácuo foi feito corretamente. Caso contrário, recomenda-se não consumir. Suas pimentas picantes recheadas com atum, anchovas e alcaparras estão prontas para serem usadas ou conservadas 21.

Conservação

Quando fechados, os potes com pimentas picantes recheadas com atum, anchovas e alcaparras podem ser conservados por cerca de 3 meses. Uma vez abertos, é aconselhável consumi-los o mais rápido possível (2-3 dias no máximo), tendo o cuidado de mantê-los na geladeira, para prolongar o tempo de conservação.

Dica

Este é um pilar da culinária calabresa, por isso sugerimos apreciá-lo assim como descrito! Mas também gostamos de dar algumas pequenas variações: experimente adicionar algumas azeitonas pretas sem caroço à mistura para bater ou aromatize o óleo, antes da sanitização, com algumas lâminas de alho ou salsinha.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geléias pode representar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir meticulosamente as orientações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se conseguirá a mesma segurança alimentar que as conservas e geléias produzidas em nível profissional apresentam. Para uma correta preparação das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.