Pizza com creme de pimentão e spianata

/5

APRESENTAÇÃO

Quer Massa de pizza? Deixe-se conquistar pela pizza com creme de pimentões e spianata, uma criação irresistível feita para nós por Daniele Uditi, chef pizzaiolo italiano famoso nos EUA e proprietário da Pizzana em Los Angeles. Conhecido por suas interpretações inovadoras da Pizza napolitana, Uditi nos oferece uma variação audaciosa da clássica pizza alla diavola, onde tradição e criatividade se encontram. A base é enriquecida por um aveludado creme de pimentões doces, tornado ainda mais saboroso pela adição de um toque de nduja picante, uma pitada de páprica defumada, nozes e um fio de mel. Para completar, uma generosa camada de spianata calabresa, finamente cortada, para uma explosão adicional de sabor e picância que seduz o paladar. Perfeita para quem ama sabores fortes e marcantes, a pizza com creme de pimentões e spianata fará você sonhar na primeira mordida!

Descubra aqui outras receitas de pizzas feitas em casa:

 

INGREDIENTES

para a massa (para 6 pizzas)
Farinha tipo 00 1 kg
Água 600 g
Sal fino 35 g
Fermento biológico fresco 7 g
Sêmola quanto baste - (para polvilhar)
para o creme de pimentões
Pimentões vermelhos 600 g
Nduja 60 g
Miolo de nozes 30 g
Alho 4 dentes
Mel de acácia quanto baste
Páprica defumada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
para rechear
Spianata calabresa 540 g
Fiordilatte 300 g
Queijo pecorino 60 g
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar a pizza com creme de pimentões e spianata, comece pela massa: em uma tigela, coloque a farinha 00 e 550 g de água 1. Amasse energicamente com as mãos 2 até a completa absorção 3. Deixe descansar por uma hora à temperatura ambiente, coberto com filme plástico.

Enquanto isso, limpe os pimentões removendo o cabo, as sementes e os filamentos internos, em seguida corte-os em tiras finas 4. Transfira os pimentões fatiados para uma assadeira forrada com papel manteiga, tempere com 2 dentes de alho 5, óleo, sal 6 e pimenta. Asse em forno estático pré-aquecido a 250° por 10 minutos.

Retire do forno 7, elimine os dentes de alho e deixe esfriar levemente. Transfira os pimentões cozidos para um copo, adicione 2 dentes de alho crus 8 e a nduja 9.

Tempere com a páprica 10, o mel de acácia 11 e um fio de azeite de oliva 12.

Bata com um mixer de imersão 13, em seguida adicione também os pedaços de nozes 14 e bata novamente para obter uma consistência cremosa 15. Reserve o creme de pimentões.

Dissolva o fermento esfarelado nos 50 g restantes de água 16, mexendo com uma colher 17. Adicione a mistura de água e fermento à massa 18.

Comece a amassar energicamente 19, depois adicione o sal 20 e continue a trabalhar para incorporá-lo de maneira uniforme 21.

Transfira a massa para a superfície de trabalho e continue amassando 22 até obter um pedaço de massa liso e homogêneo, não pegajoso 23. Deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente, sobre a superfície de trabalho, coberto com a tigela 24.

Após esse tempo, divida a massa em 6 pedaços de 250 g cada 25. Dê dobras de reforço 26 e forme uma bola arredondada 27.

Enrole os pedaços para obter bolinhas 28, depois coloque-as em um recipiente para a fermentação 29. Deixe crescer à temperatura ambiente (ou no forno desligado com a luz acesa) até dobrar de volume, por cerca de 2 horas. Corte a muçarela em fatias 30.

Fatie finamente também a spianata calabresa 31. Recupere os pedaços de massa fermentados 32 e estenda-os com as mãos sobre a superfície de trabalho levemente enfarinhada, abrindo a massa com as pontas dos dedos 33.

Estenda a massa até atingir um diâmetro de cerca de 30 cm 34. Espalhe o creme de pimentões sobre a superfície 35, depois tempere com queijo pecorino ralado e pedaços de muçarela 36.

Complete com as fatias de spianata 37. Asse a pizza sobre uma pedra refratária, em forno estático pré-aquecido a 250° por cerca de 8-10 minutos, na prateleira mais alta do forno. Retire do forno 38 e sirva quente a sua pizza com creme de pimentões e spianata, perfumando-a com folhas de manjericão fresco 39!

Conservação

Recomenda-se consumir a pizza com creme de pimentões e spianata imediatamente.

A massa para pizza, uma vez fermentada, também pode ser congelada, preferencialmente já dividida em porções, e armazenada em um saco congelador. Depois, basta deixar descongelar sua porção à temperatura ambiente e seguir conforme a receita.

Conselho

Você pode substituir o pecorino pela mesma quantidade de Parmigiano Reggiano, para um sabor mais delicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.