Pizza mare orto

/5

APRESENTAÇÃO

Sexta-feira à noite, mas também no sábado ou domingo, até mesmo no almoço. É sempre a hora certa para uma boa pizza, com massa macia e recheio rico como a pizza mare e horta. Uma base de massa para pizza coberta com molho de tomate, flores de abóbora, burrata, alcaparras e pedaços carnudos de atum. O encontro entre os produtos da horta e da terra e do mar, para uma pizza saborosa a ser acompanhada por uma cerveja leve e artesanal ou por um bom copo de vinho branco frisante!

Experimente este sabor também com uma massa diferente, como esta de longa fermentação!

E, se você adora recheios estimulantes, não perca a nossa pizza com creme de pimentão e spianata.

INGREDIENTES

Ingredientes para 2 pizzas de cerca de 28 cm de diâmetro
Farinha Manitoba 200 g
Farinha tipo 00 300 g
Água 300 g - (em temperatura ambiente)
Sal fino 10 g
Fermento biológico fresco 5 g
para temperar
Atum em conserva 300 g - escorrido
Passata de tomate 300 g
Tomates datterini 280 g
Flores de abobrinha 70 g
Burrata 325 g
Alcaparras em sal 50 g - (para dessalgar)
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a pizza mare e horta, comece com a massa para pizza: em uma jarra, coloque a água em temperatura ambiente e dissolva bem o fermento (1-2). Despeje a farinha manitoba e a 00 em uma tigela 3.

Adicione a água, na qual você dissolveu o fermento, um pouco de cada vez 4 e amasse com as mãos 5. Quando você tiver despejado metade do líquido, pode adicionar o sal também 6.

e continue amassando, adicionando a água sempre um pouco de cada vez: amasse até obter uma mistura homogênea 7. Você pode então adicionar o óleo sempre um pouco de cada vez, enquanto continua a amassar 8. Transfira a massa para uma superfície de trabalho levemente untada e trabalhe-a 9.

até que fique lisa e homogênea 10. Deixe descansar na superfície de trabalho por cerca de dez minutos, coberta com a tigela invertida. Uma vez descansada, faça algumas dobras: imagine que a esfera de massa está dividida em 4 partes, pegue a extremidade de cada uma, puxe delicadamente e dobre-a em direção ao centro, finalmente dê novamente uma forma esférica 11 e transfira para a tigela para fermentar coberta com plástico filme, em forno desligado com luz acesa (26-28° são a temperatura constante ideal de fermentação) 12. Cada massa, temperatura e condições climáticas são fatores que influenciam a fermentação: em média, a massa deve levar 2 horas para dobrar de volume.

Quando a massa tiver dobrado de volume 13, retire o plástico filme e transfira para a superfície de trabalho levemente untada 14 e divida com um cortador de massa em 2 partes 15;

Você obterá 2 pedaços aos quais dará algumas dobras como fez antes da fermentação; então vire e proceda com a boleamento, ou seja, dê uma forma esférica a ambos os pedaços, rodando a massa entre as palmas das mãos na superfície de trabalho. Transfira as massas para uma bandeja e deixe descansar por mais meia hora 16, cobertas com plástico filme ou com um pano de prato. Depois de transcorrida a última fase de descanso, cuide do recheio: lave e corte ao meio os tomates cereja; limpe delicadamente as flores de abóbora e retire a parte interna. Dessalgue as alcaparras passando-as em água corrente fresca e escorra o atum em óleo. Unte 2 assadeiras de 28 cm de diâmetro 17, depois espalhe uma das esferas de massa dentro, alargando bem com os dedos 18;

uma vez bem espalhada a massa em cada assadeira 19, pré-aqueça o forno estático a 250°, tempere o molho de tomate com azeite de oliva extravirgem e sal 20 e tempere cada pizza com ele; espalhe bem o tomate deixando um par de centímetros da borda, depois pegue a burrata e esvazie-a, retire a parte "externa" mais consistente e coloque-a sobre a pizza 21; asse a pizza por cerca de 5 minutos em forno estático pré-aquecido à temperatura indicada.

Retire a pizza e distribua também as alcaparras dessalgadas 22 e pouco mais da metade dos tomates cereja cortados ao meio no sentido do comprimento 23. Leve as pizzas ao forno por mais cerca de 10 minutos. Então retire-a do forno e adicione a parte cremosa da burrata 24

as flores de abóbora cortadas ao meio 25, os tomates cereja restantes cortados ao meio, mais algumas flores de abóbora, os pedaços de atum em óleo previamente escorridos 26. Complete a pizza mare e horta com folhas de manjericão fresco e, se desejar, um fio de azeite de oliva extravirgem 27 e asse a outra também.

Conservação

Conserve a pizza mare e horta por no máximo 1 dia na geladeira, bem coberta.

A massa da pizza uma vez fermentada deve ser assada ou conservada, mas reduzindo a quantidade de fermento: cubra a tigela com plástico filme e deixe amadurecer na geladeira por 8-12 horas. Após esse tempo, será suficiente deixar a massa aclimatar e depois prosseguir conforme a receita.
A massa para pizza uma vez fermentada também pode ser congelada, de preferência já dividida em porções, e conservada em um saco congelador. Posteriormente, será suficiente deixar descongelar sua porção à temperatura ambiente e prosseguir conforme a receita.
Se preferir, você também pode congelar a pizza mare e horta semi cozida: basta fazer metade do cozimento, deixar esfriar e finalmente congelar coberta com alumínio; posteriormente, basta assá-la, ainda congelada, a uma temperatura um pouco mais baixa.

Conselho

Quais outros ingredientes terra e mar combinam bem com esta pizza? Você pode adicionar rúcula crua, casca de limão não tratada, azeitonas da qualidade de sua preferência e substituir os tomates frescos por tomates secos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.