Pizza doce com geleia de morango

/5

APRESENTAÇÃO

Tomate, mussarela e uma massa macia: estes são os principais elementos de uma boa pizza Margherita. Mas a criatividade na cozinha para preparar uma deliciosa pizza não conhece limites: com esta receita, você pode apreciá-la também como uma sobremesa impressionante! A pizza doce com geleia de morango é uma receita realmente original; a massa é a do pão brioche, estendida em um disco fino e recheada com uma doce geleia de morango. Para simular a mussarela de uma pizza salgada, escolhemos um creme de leite aromatizado com baunilha, distribuído de maneira irregular sobre a pizza. Para decorar, haverá uma mistura de frutas frescas, que você pode variar de acordo com seus gostos e a sazonalidade, para combinações sempre diferentes!

INGREDIENTES

Ingredientes para 1 pizza com diâmetro de 32 cm
Farinha Manitoba 250 g
Leite inteiro 150 ml - (morno)
Fermento biológico seco 2 g
Mel millefiori 5 g
Sal fino 1 pitada
Azeite virgem extra 2 g
Casca de limão 1 - (não tratada)
Para o creme de leite
Leite inteiro 125 ml
Amido de milho (maizena) 12 g
Açúcar 25 g
Fava de baunilha ½
Mel millefiori 3 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Para rechear
geleia de morango 250 g
Pêssegos 50 g
Maçãs verdes 50 g
Mirtilos 25 g
Morangos 60 g
Hortelã 5 folhas

Preparo

Para preparar a pizza doce com geleia de morango, comece dissolvendo o sal no leite morno (1-2); em outra tigela maior, despeje a farinha peneirada e adicione o fermento seco 3.

Em seguida, adicione o mel 4 e comece a trabalhar os ingredientes com as mãos; após alguns instantes, despeje o leite onde você dissolveu o sal 5, adicione o azeite 6 e as raspas de limão e continue amassando diretamente na tigela.

Quando a massa estiver compacta, transfira-a para uma superfície de trabalho ligeiramente oleada e trabalhe-a até que fique lisa e macia (se estiver muito seca, você pode adicionar um fio de azeite). Depois de formar uma bola, coloque-a em uma tigela também ligeiramente oleada 8, cubra com filme plástico e deixe crescer por pelo menos 3 horas no forno desligado com a luz acesa. Enquanto isso, prepare o creme de leite: em uma panela, aqueça o leite, adicione as sementes e a meia vagem de baunilha aberta 9.

Misture com um batedor, depois adicione o açúcar 10 e o amido de milho peneirado 11, em seguida, adicione também o mel 12 e deixe engrossar em fogo baixo.

Quando o creme estiver engrossado, retire a meia vagem de baunilha 13 e despeje o creme em uma tigela, cubra com filme plástico, aderindo bem à superfície para que não forme uma película indesejada 14 e deixe esfriar na geladeira (você pode colocar a tigela em outra maior cheia de gelo para resfriar o creme mais rapidamente). Enquanto o creme esfria, pegue a massa que terá dobrado de volume 15

e estenda-a em uma superfície de trabalho em um disco de 34 cm de diâmetro 16; forre uma forma de torta com papel manteiga e enrole o disco de massa no rolo, depois desenrole-o sobre a forma 17. Faça aderir bem o fundo (deixe as bordas salientes por enquanto) e fure o fundo com os dentes de um garfo. Despeje a geleia de morango 18

e distribua uniformemente espalhando com as costas de uma colher 19. Então, dobre as bordas para dentro e achate-as fazendo uma leve pressão com as pontas dos dedos. Asse a pizza doce em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 30 minutos (se forno ventilado, 160° por 20 minutos). Enquanto isso, bata o creme de leite fresco 20 e adicione o creme de leite, agora frio, ao creme de leite batido muito delicadamente 21: misture para incorporar os dois compostos.

Cubra com filme plástico 22 e guarde na geladeira; quando a pizza estiver assada, retire do forno, deixe esfriar completamente e coloque o creme de leite em um saco de confeitar sem bico 23; decore a pizza de maneira irregular simulando a mussarela derretida 24.

Complete a pizza doce com frutas frescas: lave e corte em fatias finas o pêssego com casca 25, depois corte a maçã verde em palitos, cortando com uma faca um pouco da polpa; retire as folhas dos morangos e corte-os em 4 partes. Decore a pizza doce com as fatias de pêssego, a maçã 26, os morangos e os mirtilos 27, enquanto a menta simulará as folhas de manjericão!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente a pizza doce para desfrutar de toda a frescura das frutas e do creme de leite, mas se você quiser conservá-la, guarde-a na geladeira coberta com filme plástico.

Não é recomendável congelar.

Dica

Use sua criatividade para decorar a pizza doce como preferir, com frutas da estação ou frutas de sua escolha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.