Profiteroles com chocolate branco

/5

APRESENTAÇÃO

O profiteroles com chocolate branco é uma sobremesa composta por pequenas delícias, uma versão igualmente deliciosa do clássico profiteroles, que irá conquistá-lo literalmente à primeira mordida. Na receita que escolhemos propor, uma caixa de massa choux envolve um cremoso creme de confeiteiro de chocolate amargo, em um coração delicioso a ser descoberto. Uma vez recheadas, as bombas são mergulhadas em uma mousse branca de creme e chocolate branco: a cobertura doce combina com o sabor mais intenso do creme de chocolate amargo, para um par perfeito. O resultado? Uma sobremesa que nunca cansa, ideal para servir como sobremesa ao final da refeição ou para enriquecer seus buffets. Surpreenda seus convidados com uma pirâmide de profiteroles de chocolate branco, ninguém será capaz de resistir!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 30 carolinas
Água 100 g
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 65 g - (W=220)
Ovos 105 g
Açúcar 1 colherinha
Sal 1 pitada
para o creme de confeiteiro de chocolate
Leite inteiro 250 g
Creme de leite fresco líquido 250 g
Açúcar 100 g
Fava de baunilha 1
Farinha tipo 00 20 g
Amido de milho (maizena) 20 g
Chocolate amargo 100 g
Gemas 125 g
para a cobertura de chocolate branco
Chocolate Branco 150 g
Creme de leite fresco líquido 600 g

Preparo

Para preparar o profiteroles de chocolate branco, comece pela preparação da massa choux. Corte a manteiga em pedaços e coloque em uma panela, adicione a água 1, o açúcar 2, o sal 3 e leve para ferver em fogo baixo.

Assim que começar a ferver, retire a panela do fogo e adicione a farinha peneirada 4, mexendo bem e rapidamente com um batedor 5 para evitar a formação de grumos até engrossar a mistura 6.

Coloque novamente a panela no fogo baixo e mexa vigorosamente com uma colher de pau 7. A mistura deverá logo se tornar consistente e macia e se desprenderá das paredes formando uma bola. Quando no fundo da panela se formar uma película branca 7, retire a massa do fogo e transfira para uma batedeira 9 equipada com gancho folha (se você não tiver uma batedeira, pode usar uma colher de pau).

Comece a trabalhar a massa em velocidade média-baixa, e então, apenas quando parar de soltar vapor, adicione os ovos um de cada vez 10, acrescentando o próximo apenas quando o anterior estiver completamente absorvido. Uma vez obtida uma massa lisa e consistente 11, sua massa choux estará pronta, então coloque-a em um saco de confeitar com bico liso 12.

Forme montinhos de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga 13, espaçando-os para evitar que se unam ao crescer durante o cozimento: com nossas medidas, você deve obter cerca de 30 bombas. Uma vez terminada a massa, suavize a ponta das bombas pressionando suavemente com um pincel levemente umedecido em água 14. Asse as bombas por 15 minutos em forno estático pré-aquecido a 220°, depois abaixe a temperatura para 190° e asse por mais 10 minutos. Se usar forno ventilado, asse suas bombas em forno pré-aquecido a 175° por 30 minutos. Após o tempo necessário, desligue, abra ligeiramente a porta (você pode usar uma colher de pau entre a porta e o forno) e espere mais 20 minutos: isso servirá para secar bem o interior das bombas; só então você pode retirá-las do forno 15.

Enquanto isso, dedique-se à preparação do creme de confeiteiro de chocolate. Pique grosseiramente o chocolate com uma faca 16 e reserve. Coloque em uma panela o leite e o creme 17. Corte a fava de baunilha ao meio, extraia as sementes raspando com uma faquinha de lâmina lisa 18 e adicione ao composto de leite e creme, então leve tudo para quase ferver, cozinhando em fogo médio.

Em uma tigela, trabalhe com um batedor as gemas com o açúcar 19; quando a mistura estiver levemente espumosa, adicione a farinha e o amido de milho peneirados 20 para evitar a formação de grumos. Misture bem todos os ingredientes para obter uma mistura lisa, depois acrescente um par de colheres do composto de leite e creme quente às gemas em fio; mexa tudo rapidamente 21.

Despeje a mistura na panela 22 e leve para ferver, continuando a mexer rapidamente. Uma vez que o creme tenha engrossado, tire a panela do fogo e adicione o chocolate picado 23; então mexa até que o chocolate tenha derretido 24.

Nesse ponto, despeje o creme obtido em uma travessa rasa e cubra com um filme plástico em contato 25: dessa forma, o creme não formará uma película na superfície e permanecerá macio. Deixe esfriar à temperatura ambiente, depois coloque na geladeira por cerca de 1 hora. Uma vez que o creme esteja frio, coloque-o em um saco de confeitar com bico e recheie suas bombas (reserve uma parte do creme para a decoração final) 26. Coloque-as em um prato e, depois de terminadas todas, coloque-as na geladeira 27.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Pique grosseiramente o chocolate branco com uma faca 28 e reserve. Em uma panela, coloque 100 g de creme de leite e leve ao ponto de fervura 29. Retire do fogo e adicione o chocolate branco picado 30.

Misture com um batedor até derreter completamente o chocolate e coloque a mistura em uma tigela 31. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos. Quando estiver fria, bata o creme restante 32 e adicione à mistura de creme e chocolate, acrescentando uma colher de cada vez 33 e mexendo com um batedor.

Misture delicadamente com um batedor 34 até obter um creme suave 35. Pegue suas bombas e, com a ajuda de uma colher, mergulhe-as na mistura de creme e chocolate 36.

Retire-as 37 e posicione-as, em forma de pirâmide, em um prato de servir, auxiliando-se com uma espátula 38. Decore com o creme de confeiteiro de chocolate restante 39 e coloque na geladeira por pelo menos uma hora e meia, depois sirva seu profiteroles de chocolate branco.

Conservação

Conserve o profiteroles de chocolate branco por no máximo 2 dias na geladeira. Apenas as bombas podem ser preparadas com antecedência e armazenadas por até 2 semanas, fechadas em um recipiente hermético, ao abrigo da umidade.

Conselho

Para um sabor mais fresco e de verão, experimente um recheio diferente, utilizando um saboroso creme de limão!

Se você não conseguir encontrar uma farinha com um W=220, pode verificar as indicações na embalagem e comprar uma que tenha 10-11% de proteínas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.